Como as pessoas compram
Por: joaocostacosta • 15/11/2016 • Trabalho acadêmico • 5.179 Palavras (21 Páginas) • 238 Visualizações
COMO AS PESSOAS COMPRAM?
Acadêmicos
Arilio Silva Junior
Deni José Driwoski
João Vítor Silva da Costa
Liano Benites da Rosa Ibaldo
Professor
Nielson Jesus Ferreira Specht
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso ADG 0395 – Prática do Módulo VI
13/06/2016
RESUMO
O presente ensaio versa sobre o modo como consumidores em geral costumam utilizar conceitos e princípios para realizar suas aquisições cotidianas. Buscou-se compreender esses padrões. Após validação teórica do tema e de análise quanto a pressupostos conhecidos em relação ao mesmo, realizou-se pesquisa de campo quantitativa focando este objetivo. Compreendeu-se que, em determinados nichos de mercado mais comuns e de valor agregado menor o modo de compra tende a ser mais instintivo e espontâneo, em detrimento de outros onde há uma avaliação mais apurada, considerando-se o valor do investimento e a criticidade do produto a ser adquirido.
Palavras-chave: Perfil de compra. Como comprar. Avaliação do produto. Importância da compra.
INTRODUÇÃO
A premissa básica para qualquer tipo de relação está focada em sua comunicação. O processo de compra e venda pode ser enquadrado neste mesmo conceito, visto ser necessária esta troca de informações e comandos para a geração efetiva de uma compra e, consequentemente, uma venda.
O excesso de conceitos preconcebidos e a ramificação ilimitada de perfis de produtos e serviços, bem como de perfis de compradores mostram-se como obstáculos extremos a vencer, o que é realizado através de definições e parametrizações estabelecidas com o fim criar uma visão coerente e concreta quanto ao assunto.
Alcançar o entendimento dos indicativos de sucesso em uma venda, compreendendo perfis, metodologias e pressupostos é o objetivo deste estudo, baseado no paralelo entre o entendimento teórico e os resultados obtidos em pesquisa de mercado quantitativa. Neste cenário, define-se o ramo de mercado focado na venda direta do comércio de rua de bens diversos, estabelecendo como limitador o conceito de bem fungível.
A pergunta a ser respondida é ‘como as pessoas compram?’, para a qual não há uma resposta objetiva ou definitiva, pelo contrário, as ‘n’ possibilidades apresentadas geram uma problemática que somente pode alcançar sua solução através do uso de limitadores. O presente estudo versará sobre os perfis de consumidores, objetivos comuns, segmento de produtos e grau de investimento por produto, objetivando a construção de uma resposta adequada.
...