Como elaborar um organograma
Por: adrianostuhlert • 14/4/2017 • Dissertação • 495 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
Página 1 de 2
Como elaborar um organograma:
- É necessário que apresente a estrutura que opera atualmente, e não a que as pessoas acreditam que deveria ser. Colocam-se informações que remetem o dia da definição do organograma (reunião, consultoria, etc).
- Expressa o que está documentado nos Estatutos, regulamentos, instruções e portarias.
- Para maior clareza e referência, o gráfico deve ter: nome, data e número, dever ser mostrada a referência de outros gráficos derivados.
- Pode ser colocada a logo da empresa, desde que não polua o documento, quando os retângulos são mais importantes. Esta regra serve para plano de fundo.
- A nomenclatura usual dos órgãos segue o posicionamento hierárquico descendente: presidência, direção, departamento, coordenação, divisão, serviço, seção, setor, equipe e turma.
- Os títulos do cargo devem aparecer nos quadros, e, se houver necessidade de identificar o nome da pessoa que ocupa o cargo, este deve aparecer fora dele; se for colocado dentro do quadro, deve ser feito com outro tipo e letra, para facilitar a diferenciação.
- Traços verticais cheios para autoridade hierárquica e as linhas horizontais para setores de mesmo nível hierárquico; Na mesma linha horizontal ocorre mesma nomenclatura;
- Assessorias são unidas à linha vertical e podem estar presentes em todos os níveis da organização;
- Os parceiros, terceiros podem constar no organograma, desde que estejam identificados de forma diferente e que haja uma legenda
- Retângulos podem ser horizontais (mais comum) ou verticais (falta de espaço p/ org. muito grande) e as linhas de autoridades podem ser endentadas com a linha de comunicação vertical;
- O tamanho do retângulo deve ser uniforme na linha e pode ir diminuindo de cima para baixo;
- Além dos retângulos, podem ser usados, no mesmo organograma, círculos, retângulos com os cantos curvos e várias outras simbologias, porém devem ser explicados na legenda;
- Os conselhos decisórios e soberanos estão acima da Presidência. (Conselho de Administração, Conselho de Acionistas...)
- As comissões e os comitês geralmente têm duração limitada, e geralmente são utilizados outros tipos de representação gráfica, com explicação na legenda.
- Linhas tracejadas diferentes devem identificar setores a serem criados, setores em objeto de estudo isolado, subordinação funcional ou técnica. Devem constar na legenda;
- A legenda lista os casos específicos como os do item anterior assim como as siglas e outros detalhes relevantes;
- É permitido o uso de cores nos objetos, desde que esteja documentado na legenda;
- Esteticamente, deve-se buscar a simetria no diagrama.
- Quadros suplementares devem ser usados para evitar grandes detalhes do organograma principal, estes podem ser substituídos pela hierarquia das cores.
- Se um gráfico mostra somente uma parte da organização, deve-se deixar linhas abertas para mostrar essa continuidade, sendo linha pontilhada (3 traços).
- Cuidado ao publicar o organograma na internet, disponibilize uma versão em PDF.
- Se as páginas estão enumeradas é importante colocar 1/3, 2/3, 3/3...
- Em hipótese alguma coloca-se a foto de quem está ocupando um cargo.
- É proibido usar setas em organograma.
- O organograma é um documento oficial, portanto não pode ser poluído visualmente.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com