Comparativo Tipologia Profissional de Holland x Modelo dos cinco fatores e inventário de Myers e Briggs
Por: leo.a.coelho • 14/10/2016 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 673 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE 16/09/2016
Curso: Administração Turno: Noite
Alunos: Leonardo Albuquerque Coelho, João Victor de M. Cunha, Caio Lion
Comparativo da Tipologia Profissional de Holland com o modelo dos cinco fatores e inventário de Myers e Briggs, identificando suas semelhanças.
Na teoria de Holland um indivíduo desenvolve gostos por algumas atividades profissionais e repulsões por outras, dando respaldo as escolhas das profissões ou de um ofício. Essas preferências se transformam em reais interesses profissionais através da junção de estímulos ambientais e de motivações internas. A partir destes interesses profissionais o indivíduo poderá obter sua satisfação profissional e estabilidade em sua carreira. Holland dividiu os interesses profissionais em 6 tipos: realista, investigador, artístico, social, empreendedor e convencional. Estes interesses, segundo Holland, não são nada a mais do que partes constituintes da personalidade humana.
O modelo de traços de personalidade tem sido amplamente discutido dentro dos estudos acerca da personalidade. O modelo dos cinco fatores, dentro da teoria dos traços, entende que a personalidade humana pode ser explicada pelos desdobramentos possíveis a partir dos 5 fatores: estabilidade emocional, extroversão, abertura às experiências, amabilidade e consciência.
O inventário de Myers e Briggs possue quatro preferências Extroversão/Introversão, Sensação/Intuição, Pensamento/Sentimento e Julgamento/Percepção - e um total de 16 tipos, ou de combinações possíveis. Os facilitadores são obrigados a seguir o código de ética dos "tipos de melhor ajuste" no sentido de que a pessoa que a evidência é sempre o melhor juiz de suas preferências. Extrovertido Preferências/introvertido são atitudes, detecção/intuição são funções de percepção, funções Pensamento/Sentimento estão julgando e julgando/perceber.
Os Cinco Grandes Fatores e a teoria de Holland não se sobrepõem. Possuem algumas associações encontradas entre os tipos e os fatores, porém acreditamos que os modelos avaliam teorias distintas e se complementam nas análises. Se percebe algumas semelhanças, como são os casos dos subfatores e tipos: Sociável (Extroversão) e Social; Assertividade (Extroversão) e Empreendedor; Criatividade (Abertura) e Artístico; Idéias, Sentimentos (Abertura) e Investigador; Afabilidade (Amabilidade) e Social.
O inventário de Myers e Briggs e a teoria de Holland não se sobrepõem. Possuem algumas associações encontradas entre os tipos e as preferências do inventário, Extroversão/Introversão são as funções mais alinhadas com o trabalho realista, tornando ESTPs e ISTPs os tipos de personalidade principais para este domínio, entre outras ligações que são feitas entre os dois.
Ambos tem semelhanças com o estudo de Holland, se complementam no estudo para traçar o perfil profissional.
...