Competencias Profissionais
Por: daniloelaine2016 • 7/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.030 Palavras (9 Páginas) • 268 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
UNIDADE VILA MARIANA
ADMINISTRAÇÃO
6º SEMESTRE
ATPS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
ETAPAS 3 E 4
SÃO PAULO
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
UNIDADE VILA MARIANA
ADMINISTRAÇÃO
6º SEMESTRE
ATPS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
ETAPAS 3 E 4
Atividade Práticas Supervisionadas da Matéria de Competências Profissionais, apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, como exigência do Curso Administração.
Orientador:
SÃO PAULO
2016
SUMÁRIO
1 ETAPA 3
1.1 PASSO 1
1.2 PASSO 2
2 ETAPA 4
2.1 PASSO 1
2.2 PASSO 2
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ETAPA 3
Estratégia e dinâmica competitiva.
A palavra estratégia vem do grego “strategos” a arte do general. Na sua origem, a palavra estratégia estava relacionada com a arte de fazer guerra de um líder militar, um general, por exemplo. Atualmente a palavra estratégia tem vários significados e é um conceito que está presente em vários contextos. Em sentido figurado, uma estratégia normalmente é usada para ultrapassar algum problema, e nesses casos pode ser sinônimo de habilidade.
Dentro de uma empresa a estratégia consiste em um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o desempenho da empresa. A estratégia é o planejamento do jogo de gerencia para reforçar a posição da organização no mercado, satisfazer os clientes e alcançar os objetivos desejados. A estratégia pode ser definida como um conjunto de objetivos, finalidades, metas e planos para atingir os objetivos.
PASSO 1
As diferentes gerações: baby boomers, X, Y e Z.
Atualmente as gerações surgem a cada dez anos, apontam especialistas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores, como é o caso da empresa L.O.C.A.L.
A geração Baby Boomer surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No ambiente de trabalho seus valores são fortemente embasados no tempo de serviço e preferem ser reconhecidas pela sua experiência. A geração Baby Boomers, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerencia nas empresas. Ao passar dos anos surge a Geração X que diferente da geração Baby Boomers, surge fazendo uso de recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. No ambiente profissional a Geração X é caracterizada por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas. Estas formam a sucessora da Geração X, a Geração Y. E é na década de 80 que nasce a Geração Y, que em pouco tempo de vida presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Essa geração apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no ambiente de trabalho resulta em querer uma ascensão mais rápida. Quando comparados, os perfis das gerações X e Y são bem diferentes em relação a seus comportamentos, enquanto a Geração X prefere tranquilidade a Geração Y opta por movimento, a Geração Y deseja inovar, já a Geração X prefere estabilidade e equilíbrio. E esses contrastes acabam apresentando certas dificuldades para a empresa que possuem colaboradores dessas gerações. Nos anos noventa é formada a Geração Z, jovens que estão iniciando no mercado de trabalho, uma geração que é conhecida por seu comportamento individualista e antissocial. A Geração Z está sempre conectada à internet, grande parte desta geração ainda não saiu da escola ou decidiram a profissão que iram exercer no futuro. Os jovens da Geração Z apresentam um perfil imediatista, querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando precisam de ajuda com aparelhos eletrônicos ou algum novo recurso da informática. Essa geração é marcada por se colocar no papel de conhecedora das mais recentes tecnologias.
Apesar de toda a diferença dessas gerações, quando se trata do ambiente profissional não existe uma receita absoluta, porém, para se estabelecer é necessário que os colaboradores tenham a capacidade de trabalhar em equipe. Todas as gerações têm a ensinar umas as outras e com isso, a empresa poderá extrair o que cada profissional tem de melhor e equilibrar os potencias individuais em função do bem estar da equipe.
Com isso, podemos ver a que geração cada funcionário pertence e analisar seu comportamento, visando uma melhora no ambiente de trabalho.
Geração | Colaborador (es) | Características |
Baby Boomers | Felícia (55 anos) Beto (52 anos) | Geração caracterizada por ser mais realista. São reconhecidos por sua experiência e não são inovadores em sua essência. |
Geração X | Joaquim (45 anos) Gertrude (35 anos) | Essa geração se caracteriza pelo uso de recursos tecnológicos. A geração X também é conhecida como uma geração mais equilibrada e que não se precipita na tomada de decisões. |
Geração Y | Aurora (23 anos) Felix (20 anos) | Geração conhecida pelo potencial inovador apresenta como principal característica a capacidade em fazer varias coisas ao mesmo tempo sem perder o foco nas suas atividades profissionais. Uma geração que apresenta um desejo constante por novas experiências. |
Geração Z | Ana (18 anos) | Essa é a geração que está se propagando no mercado de trabalho e tem como característica o comportamento antissocial e individual. Uma geração conectada a Internet, formada pelos que ainda não saíram da universidade e não decidiram a profissão que ira seguir, apesar de possuírem um perfil mais imediatista. |
...