Competencias profissionais
Por: GABYGUIROBSON • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 7.065 Palavras (29 Páginas) • 247 Visualizações
FACULDADES ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Curso: Administração
Ribeirão Preto – SP
Disciplina: Competências Profissionais
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Andreia Cristina da Silva RA: 4300.073.424
Fernando Lucas Thomazo RA: 3815.674.076
Sheila Aparecida Nakamura Prates RA: 3867.745.139
Marcio Aurélio Prioli RA: 4311.806.803
Professor: Arnaldo Martínez Bacco Neto
Professor – EAD: Prof Luiz Gustavo Fernandes
RIBEIRÃO PRETO
Março de 2015
FACULDADES ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Curso: Administração
Ribeirão Preto – SP
Disciplina: Competências Profissionais
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Andreia Cristina da Silva RA: 4300.073.424
Fernando Lucas Thomazo RA: 3815.674.076
Sheila Aparecida Nakamura Prates RA: 3867.745.139
Marcio Aurélio Prioli RA: 4311.806.803
Trabalho apresentado como exigência para avaliação na disciplina de Competências Profissionais, no 7° semestre do curso de Administração, da Faculdade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação à Distância sob a orientação da Prof. Arnaldo Martínez Bacco Neto.
RIBEIRÃO PRETO
Março de 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. A ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS 04
2.1 Principais teorias administrativas, suas características e enfoques 08
2.2 Análise do Grupo 10
3. SIGNIFICADO DA PALAVRA ÉTICA E ÉTICA ORGANIZACIONAL 12
3.1 Plano de ação 14
3.2 Impactos da Tecnologia 15
4. APRENDIZADO CONTINUO 17
4.1 Plano de Ação 17
4.2 Possibilidades de melhoria 19
4.3 Técnica 5W2H 21
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
1. INTRODUÇÃO
Hoje em dia, cada organização necessita de um bom planejamento estratégico na gestão de pessoas, sendo esta uma das atividades mais importantes de uma empresa. Isso de longe, é um ingrediente essencial para o sucesso de qualquer organização, sem prazo determinado. Segundo Chiavenato (2010), há uma série de técnicas que devem ser seguidas por todas as empresas, garantindo que ela possui o número e o tipo de pessoas certas, na hora certa e no lugar certo, de modo a permitir que a organização atinja seus objetivos planejados. Comumente, os objetivos do departamento de RH deve incluir todos os recursos de planejamento, pois o RH é um ambiente de intensa competição, e as empresas estão dando maior importância nos processos de valorização dos funcionários, principalmente as competências profissionais, como uma força impulsionadora dos resultados. E cada um destes processos requer uma atenção especial, planejamento e execução precisa.
Já é de longa data, que as empresas estão passando por grandes mudanças, a competitividade está cada vez mais acirrada e a organização que não acompanhar essas mudanças estará fora do mercado. Após falhas de gestão de pessoas durante o final do século XX e início do século XXI, tem havido propostas e ações a respeito das responsabilidades e poderes dentro das empresas, tendo seu status obrigatório ou voluntário, sua adesão e independência. Esta tendência de desenvolvimento pode ser visto como parte de uma agenda mais ampla em relação ao potencial da "globalização" de governança corporativa (MOTTA, 2010).
Mediante as várias mudanças, as empresas passaram a valorizar mais seus recursos humanos, buscando inovar e capacitar mais suas ferramentas humanas e tecnológicas. Os treinamentos de capacitação aos funcionários, plano de carreira, inovações tecnológicas e viabilidades são os conceitos mais usados entre as empresas (CHIAVENATO, 2010).
Então, este estudo visa fornecer evidências sobre os impactos de como a capacitação profissional da empresa em questão, mostrando, interagindo e compreendendo que as auditoria sobre competências seja uma ferramenta poderosa para o sucesso da organização. O conteúdo proposto no estudo em questão, aponta a inovação e mudança da empresa L.O.C.A.L., de como tirar seus profissionais da zona de comodismo, valorizando-os diferenciando-os no mercado. Assim então, pôde-se compreender mais claramente que a necessidade de uma organização desenvolver e aumentar as capacidades, e a aprendizagem dos funcionários, por meio de aquisição de conhecimento, compartilhamento e transferência desses conhecimentos, para alcançar vantagem competitiva saudável.
2. A ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS
Sempre que se fala em Administração, esta palavra que vem de administrar, gerir, controlar, dirigir alguma empresa. Não importando seu tamanho, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, a fórmula é a mesma. O que muda é a responsabilidade pelo padrão da empresa e a dimensão do negócio, mais de modo geral falamos, disse da mesma atuação. A palavra que vem do latim “Administratione” que nada mais é do que a ciência que estuda e sistemiza a forma de administrar (MOTTA, 2010).
Administração de empresas é o processo de gestão de uma organização empresarial ou sem fins lucrativos, para que ela permaneça estável e continua a crescer. Em geral, a administração refere-se à função de gestão no mais amplo sentido, incluindo a associação de finanças, pessoal e serviços (MOTTA, 2010).
Em algumas análises, a gestão é vista como um subconjunto da administração, especificamente relacionado com os aspectos técnicos e operacionais de uma organização, que são distintas em funções estratégicas ou executivas. Alternativamente, a administração pode se referir ao desempenho burocrático ou operacional de tarefas de rotina da empresa, geralmente orientadas internamente. Os administradores, em termos gerais, se envolvem em um conjunto comum de funções para atender os objetivos da organização (MOTTA, 2010).
...