TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias profissionais

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

     A administração vem do latim “administratione” e significa reação, gerência, ato de administrar ou gerenciar  pessoas ou recursos.Tem como objetivo alcançar metas definidas, para maior produtividade e lucratividade.É praticada por todos e por todas as empresas de diferentes tipos e partes, sejam elas privada ou publicas.                                                                                    

  A administração vem evoluindo com o passar dos tempos, inicio-se precisamente no ano 5.000.a.c na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar, logo após essa inovação na Suméria, foi a fez do Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter se operacionalizado sem uma administração publica sistemática e organizada.Depois na china de 500.a.c com a necessidade de odorar um sistema organizado de governo para o império, a constituição de chow, com seus oito regulamentos e as regras de administração publica de Confúcio a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.Existem outras raízes históricas, como as instituições otomonas, pela forma com eram administrados seus grandes feudos. Os peludos católicos, já na idade media,destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Áustria, de 1150 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos clamados comunistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizam a riqueza física priorizavam uma administração sistemática, especialmente no setor publico.Duas instituições se destacam na evolução da administração:

A Igreja Católica Romana, pode ser considerada a organização formal mais eficiente da organização ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a forca de atração de seus objetivos, a eficácia de seus técnicas organizacionais  administrativas, espalhando-se pó todo o mundo e exercendo  influencia, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fieis.As organizações militares evoluíam dos displicentes ordem dos cavaleiros medievais  das exercito mercenários dos séculos XVII e XVIII, até  os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e pratica administrativas comuns a todas  empresas da atualidades. Desde há origem da administração, toda organização tem como tarefa e objetivo interpretar, o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar, a instituição e todos os esforços realizados em todos e em todas as áreas e níveis. Para isso é exigido uma formação especifica, pois lida com recursos financeiros e com a ampliação de planejamento estratégicos, por tanto, qualquer falha pode significar um grande dano, pois no ramo da administração, não existe pequeno e grande erro, pois os danos podem ser irreversíveis.

Como foi citado no vídeo “A lição do 5%”, um bom administrador alem de ser persistente,tem que se destacar no meio das multidões, com garra e força de vontade fica mais fácil alcançar seus objetivos, assim se tornando um profissional excelente. Foi muito bem colocado e bem vista a ênfase que os sonhos e metas devem ser desafiados. Para ser um administrador de sucesso deve ser pé no chão e claro com habilidades e competência indiscutíveis. As habilidades e competências são as mais importantes qualidades que se deve ter para ocupar um cargo e desempenha-lo com eficácia. Segundo Andrade e Amboni (2007), todo administrador é importante possuir três habilidades são elas, a técnica, humana e a conceitual O administrador deve desenvolver e fazer o uso de varias habilidades, as técnicas são onde é preciso interligar a execução  do trabalho, e os domínio do conhecimento especifico para executar seu trabalho operacional.As habilidades humanos, é necessária para um relacionamento, com base nessas habilidades humanas o administrador se desenvolve bem com a equipe e atua de maneira eficiente e eficaz como líder. E com as habilidades conceituais, está  na capacidade de compreender a complexidade do comportamento de suas areias.Essa habilidade permitam que o administrador se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com objetivos e as necessidades de um departamento ou grupo imediato. Essas são as habilidades que é preciso para ser um profissional excelente. As competência devem ser interligada e coordenado  em um conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes assim o administrador com sua pratica cosegui produzir uma atuação diferenciada. O administrador, a respeito da perspectiva de planejar, organizar, dirigir  e controlar recursos, desenvolve as três  competências individuas: o conhecimento, a perspectiva e a atitude, com essas competências, o administrador é capaz de ser um administrador de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com