Competências básicas dos negociadores
Tese: Competências básicas dos negociadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natholiver • 15/9/2014 • Tese • 1.263 Palavras (6 Páginas) • 305 Visualizações
ETAPA 3
Passo 1
As habilidades essenciais dos negociadores.
Para cada situação abordada em uma negociação é preciso que o negociador, coloque em prática suas habilidades, para então atingir seus objetivos.
A habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado, essa arte diz respeito a um processo de comunicação e relacionamento. Todo esse processo é gerado visando atingir objetivos e para que haja êxito em uma negociação faz-se necessário que sejam aplicadas algumas habilidades que já são bem conhecidas dos grandes negociadores, podendo ser resumidas em: Capacidade de preparação, objetivação, planejamento, comunicação, raciocínio, percepção, verificação e adaptação que desenvolvidos ao longo do tempo com esforço e dedicação, transformam-se em talento.
O negociador deve está sempre atento, observando continuamente se suas ações podem ser realizadas de maneira mais eficaz, ser flexível, utilizando habilidades consideradas essenciais às quais iremos expor a seguir: concentrar-se nas ideias, discutir proposições, proporcionar alternativas à outra parte, ter objetividade no equacionamento dos problemas, apresentar propostas concretas, saber falar e ouvir, colocar-se no lugar da outra parte, saber interpretar o comportamento das pessoas, saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses, entre outras (Martinelli e Almeida, 1997). Para isso, é fundamental que o negociador consiga articular suas habilidades humanas, técnicas e conceituais (Katz, 1995).
Almeida e Martinelli resumem essas habilidades essenciais em:
*Buscar alternativas de ganhos mútuos – sempre buscar alternativas para as questões.
*Separar as pessoas do problema – evitar questões pessoais.
*Saber falar e ouvir – saber o que falar e quando falar e com clareza. Saber ouvir, a fim de colher dados que lhe possa ser útil.
*Separar relacionamento pessoal dos interesses – confundir esses interesses pode influenciar tanto no relacionamento, quanto no resultado da negociação.
*Apresentar propostas concretas – visando não perder o foco.
*Ter consciência de que se negocia o tempo todo – entendendo a importância da negociação e buscando constante aprimoramento.
*Ser flexível – em um mundo globalizado e com constantes transformações devemos sempre renovar nossas habilidades.
Passo 2
Nossa pontuação no teste de Hindle foi de 94,no geral significa que precisamos melhorar nossa comunicação, ser mais focado e objetivo. Saber lidar com os imprevistos, buscar alternativas viáveis para resolução dos problemas.
Passo 3
DICAS INFORMADAS PELO CONSULTOR
Há três maneiras para se pedir um aumento: É uma negociação um tanto difícil ,pois se trata de interesses distintos:
• Eu quero um aumento
• Eu preciso de um aumento
• Eu mereço um aumento
A reação do chefe pode não ser boa.
Toda empresa acha que o funcionário poderia produzir mais pelo que ele ganha,
Por sua vez todo funcionário acha que poderia ganhar mais pelas tarefas desempenhadas.
Empresas não gostam de ouvir falar em aumento. E você pode tentar em
*Aumento em curto prazo: Ganho pouco, as coisas estão muito caras, meus amigos ganham mais que eu. Mas não são problemas da empresa, passa a ser problema da empresa quando o funcionário recebe outra proposta de emprego.
*Aumento de médio prazo: Propondo aceitar desafios, estabelecer metas a serem atingidas. Ao invés de um aumento o melhor é pedir uma oportunidade para um novo cargo, ou mais responsabilidades, uma oportunidade onde o funcionário poderá mostrar sua capacidade.
*Aumento de longo prazo: Quando o funcionário passa a investir nele mesmo, buscando qualificações profissionais, ele terá oportunidade de crescimento na empresa.
Aumentos são vistos como necessidades imediatas e precisam ser encarados como investimento.
Etapa 4
Passo 1
O PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO E A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
A Negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado, e num ambiente típico de mudanças e conflitos. Essa realidade do mundo em transformação faz com que surgem os conflitos, além de diversos outros fatores que interferem no processo relacional das pessoas dos grupos e organizações. Sobre esses aspectos, procuramos através de uma linguagem clara e objetiva, mostrar a importância do processo de negociação dentro do nosso cotidiano. A necessidade de desenvolvimento da habilidade de negociação e premente, pois vivemos num mundo de conflitos e jogo de interesses. Diante disso, o processo de negociação, sua importância de se conhecer os objetivos da negociação, e conduzi-la no cenário em que a mesma esta inserida, bem como a importância
...