Comportamento do Consumidor Durante a Pandemia Focado no Setor de Decoração
Por: rpcs • 22/9/2022 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 84 Visualizações
Comportamento do consumidor durante a pandemia focado no setor de decoração
Introdução
Durante a recente pandemia de covid-19 o isolamento social foi apontado como uma das principais maneiras de se evitar o acometimento pela doença de forma que muitas pessoas foram compelidas a passar a maior parte de seus dias dentro de casa quando não permanecer dentro do perímetro residencial por vários dias seguidos saindo apenas para realizar compras estritamente necessárias. Porem com o passar do tempo, o prolongar das medidas de isolamento e o advento do trabalho remoto, a fadiga mental aliada ao tedio e ao excesso de convivência no núcleo familiar levou muitos consumidores a buscar formas para ocupar seu tempo livre, uma dessas formas foi a realização de reformas dentro de casa e a montagem de jardins.
A fadiga gerada pelo estresse e ociosidade causados pelos reflexos da pandemia fez o número de casos de depressão aumentar grandemente e uma das terapias encontradas para ocupar a mente dos indivíduos foi a modifica o do ambiente domiciliar, itens como vasos, estatuetas, jardins e boques se tornaram desejados e parte fundamental de reformas no lar. Pois geram uma mudança bem-vindo no ambiente monótono dos indivíduos e a simples tarefa de encontrar a melhor posição para esses objetos harmoniza-los com peças já existentes encontrar os item corretos com as cores corretas alivia e melhora o ânimo dos indivíduos frente a morosidade que se torna seu dia a dia dentro de casa.
Mas de que forma realmente itens de decoração impactam na saúde mental e nos gastos do consumidor? Como as empresas reagem a essa demanda por item quando a pandemia aliada a inflação afeta o preço dos matérias utilizados na fabricação? Em que posição vem adquirir tais item de luxo quando há tanta incerteza quanto ao mercado de modo geral? E qual o perfil do indivíduo que recorre a tais itens como forma de terapia contra o estresse gerado pela pandemia.
O objetivo dessa pesquisa e identificar o perfil do consumidor que se volta para item de decoração durante o período de isolamento durante a pandemia e de que formas esses itens e o esforço em pesquisa-los e adquiri-los impacta seu estado mental e sua renda, que tipo de itens são mais desejados e qual sua relação com os que os consomem de modo a destrinchar os padrões de consumo dos grupos alvo de tais itens.
Essa pesquisa se mostra relevante no interesse de intender como a mente do consumidor e impactada pelas adversidades do isolamento de que forma ele reage a necessidade de escapar do tedio, e o porquê de certas escolhas de artigos de decoração fazem mais sentido do que outras quando se trata de aliviar os efeitos do estresse e ansiedade causados pelo isolamento, assim como entender porque muitos consumidores estão dispostos a investir em itens teoricamente supérfluos quando há tanta incerteza econômica.
Referencias
FABRO, Natalia; Casa e jardim. Procura por reformas, decoração e casa conectada aumenta na quarentena Disponível em: <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/Comportamento/noticia/2020/12/procura-por-reformas-decoracao-e-casa-conectada-aumenta-na-quarentena.html> Acesso em: 19 de setembro de 2021
GAMEIRO,
...