Compreender os conceitos, o papel do Controlador na organização
Seminário: Compreender os conceitos, o papel do Controlador na organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 16031988 • 26/11/2014 • Seminário • 1.605 Palavras (7 Páginas) • 370 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
ATPS – 1ª ETAPA
PROFESSOR MARCOS PIGNATA
SERTÃOZINHO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONCEITOS E PONTOS SIMILARES PESQUISADOS 4
2.1. O QUE SE COMPREENDE POR CONTROLADORIA? 4
2.1.1. MISSÃO DA CONTROLADORIA 4
2.1.2. FUNÇÕES DA CONTROLADORIA NO CONTEXTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4
2.1.3. A ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA NA GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5
2.2. QUAL O PAPEL DO CONTROLLER NA ERA DA INFORMAÇÃO? 5
2.3. COMO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VEM AUXILIANDO O CONTROLLER? 6
2.4. PARA KANITZ (1977) QUAIS OS SISTEMAS QUE CABEM AO CONTROLLER IMPLEMENTAR? 7
2.5. QUAIS AS QUALIDADES INDISPENSÁVEIS AO CONTROLLER? 8
3. EMPRESAS QUE POSSUEM PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DE CONTROLADORIA 9
4. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Nesta etapa do trabalho será discorrida sobre a aula-tema: Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller, Sistema de Informação de Controladoria, enfatizando o processo da Controladoria e os Sistemas de Informações Contábeis, com o intuito de aprimoramento ao entendimento de seus conceitos, o papel do Controller dentro da organização, como a tecnologia da informação o auxilia, quais os sistemas cabíveis e as qualidades que são indispensáveis aos mesmos.
2. CONCEITOS E PONTOS SIMILARES PESQUISADOS
2.1. O QUE SE COMPREENDE POR CONTROLADORIA?
No início do século XX, surge a controladoria em grandes corporações norte-americanas, nas quais fora fortemente influenciadas por três fatores que marcaram o desenvolvimento industrial, são eles: verticalização (várias empresas com controle centralizado); diversificação (grupos atuando em segmentos diversos do mercado) e expansão geográfica (a globalização dos mercados tinha início).
2.1.1. MISSÃO DA CONTROLADORIA
Segundo, Mosimann e Fisch (1999), a controladoria tem por obrigação o cumprimento da missão, que é todo o suporte à gestão de negócios da empresa a fim de alcançar seus objetivos, ou seja, o de otimizar os resultados econômicos da mesma, interagir com as demais áreas, visando sempre à sua continuidade, e também permitir e aperfeiçoar a aplicação dentro do ambiente da empresa, é considerado como missão para Almeida, Parisi e Pereira in Catelli (1999).
Para que possa ser cumprida a Controladoria satisfatoriamente, a sua missão tem por objetivo, promoção de eficácia organizacional, viabilização de gestão econômica, e promoção de integração das áreas de responsabilidades da empresa, assim, o valor agregado à mesma se dá na diferença dos resultados em se ter ou não a Controladoria.
2.1.2. FUNÇÕES DA CONTROLADORIA NO CONTEXTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Para Almeida, Parisi e Pereira in Catelli (1999, p. 375-376), as funções são atos que, quando desempenhados, se referem a objetivos, que por sua vez, estão ligados à sua missão, duas das principais funções da área se destacam dentro do contexto da Tecnologia de Informação, são elas:
Subsidiar o processo de gestão e avaliação de desempenho: A Controladoria provê toda a comunidade de gestores de informações sobre o desempenho e resultado econômico de cada uma das áreas, absorvendo a supervisão da elaboração de orçamentos em TI e sua consolidação com as demais áreas da empresa.
Administrar os sistemas de informações: Estabelece a base de dados para organizar a informação essencial à gestão e elaboração para os gestores das áreas, modelos de decisão relativos aos mais diversos eventos obtidos destes sistemas, padronizando as informações econômicas que vêm a ser o modelo de decisão da empresa.
2.1.3. A ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA NA GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Para Manãs (2001), a gestão da Tecnologia da Informação constitui a aplicação das técnicas de gestão em apoio a processos de inovação tecnológica, integrando princípios e métodos de gestão, avaliação, economia, engenharia, informática e matemática aplicada.
Portanto, é de importância à capacidade de se demarcar os desenvolvimentos tecnológicos (inovação, progresso técnico) dentro de uma estratégia da empresa para a competitividade e a produtividade da mesma, assim, tal área integra a visão de estratégia (vantagem da tecnologia utilizada), liderança (influencia as pessoas a realizar os objetivos estabelecidos) e empreendedorismo (implantação de novas tecnologias).
Mesmo que a Tecnologia da Informação e a Controladoria possuam objetivos e metodologias distintas, a convergência de esforços são direcionadas aos interesses da continuidade do negócio, onde ambas possuem papel decisivo na tomada de decisão para seu sucesso.
2.2. QUAL O PAPEL DO CONTROLLER NA ERA DA INFORMAÇÃO?
O papel do controller varia de organização para organização, pois as funções que o mesmo desempenhará serão definidas a partir do seu porte empresarial e de sua estrutura organizacional, em teoria, o perfil do controller está muito mais associado a sua postura frente à organização em que atua, do que propriamente sua aptidão técnica, visto que essa é premissa
...