Comunicação interna como estratégia nas organizações
Por: miriamcfbachega • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 9.968 Palavras (40 Páginas) • 264 Visualizações
INTRODUÇÃO
Diante de um cenário empresarial cada vez mais competitivo, eleva-se a importância da comunicação interna nas organizações, pois se acredita que os meios de comunicação na organização são ferramentas estratégicas para transmissão de informações e assuntos importantes aos seus colaboradores, facilitando assim o alcance dos resultados almejados.
Para Chiavenato (1997, p.121) “A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Nas organizações mais bem sucedidas do mundo a comunicação recebe a máxima prioridade”. Não é novidade que desenvolver uma comunicação interna eficaz tem se tornado um processo importante para a competitividade de uma empresa, com o aumento da concorrência, rápidas mudanças tecnológicas, isso exige das empresas agilidade, produtividade, qualidade, e para que tudo isso seja bem sucedido depende-se de todos dentro de uma organização. A comunicação com os funcionários deve ter o mesmo grau de importância que a empresa tem com a comunicação com os clientes, pois é um elemento essencial para o desenvolvimento eficaz das ações dentro das organizações.
1.1Objetivos
No sentido de contribuir com os processos de comunicação no que se refere à qualidade das informações no âmbito organizacional, pretende-se atingir os objetivos que serão citados nos próximos subtítulos.
1.1.1Geral
Apresentar um estudo a respeito da importância estratégica da comunicação interna na organização.
1.1.2Específicos
Pesquisar na literatura aspectos teóricos relativos aos conceitos de comunicação e informação; levantar dados que contemplem informações práticas; identificar processos de comunicação utilizados e analisar a eficácia desse fluxo de comunicação.
1.1.3 Metodologia da pesquisa
O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e analítica.
De início, realizou-se levantamento bibliográfico em material impresso e on line com autores que oferecem embasamento teórico ao assunto. Definiu-se como objeto de estudo a empresa Siqueira Comércio e Construções Ltda., localizada na cidade de Assis-SP. A pesquisa aplicada aborda as formas de comunicação desenvolvida na organização e sua influência nos processos de informação.
Para esta etapa, elaborou-se um questionário (Apêndice I) com 30 questões acerca das formas de comunicação existentes na organização e distribuiu-se aleatoriamente aos colaboradores dos departamentos de recursos humanos, financeiro, contábil, compras, tecnologia da informação e no setor de obras, num total de 30 questionários. Os mesmos foram entregues pelas lideranças dos departamentos e devolvidos após dois dias úteis. Após, realizou-se o trabalho de tabulação dos dados e análise qualitativa dos resultados.
O trabalho está dividido em três capítulos, sendo que o primeiro inicia-se com conceitos teóricos sobre comunicação e uma descrição dos instrumentos de comunicação mais utilizados pelas empresas.
O segundo capítulo aborda a importância da comunicação interna como ferramenta estratégica para o relacionamento de uma empresa com seus funcionários.
O terceiro capítulo apresenta os procedimentos metodológicos, a pesquisa aplicada, exposição dos dados e análise qualitativa dos mesmos.
Finalizando o trabalho, apresentam-se as considerações finais, referências bibliográficas e apêndice.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Neste capitulo abordam-se conceitos sobre comunicação, considerando a visão de alguns autores sobre o tema. Apresentam-se a comunicação humana e como ela deve ser tratada, os elementos usados no processo da comunicação, fluxo da comunicação, seus caminhos e os níveis da comunicação.
1.1 Conceitos da comunicação
De acordo com Matos (2004, p.23), a palavra comunicação é originária do latim COMMUNICARE, que significa ‘tornar comum’, ‘partilhar’, ‘repartir’, ‘associar’, ‘trocar opinião’, ‘conferenciar`.
A comunicação é um processo natural, é algo que se faz a todo instante, como respirar, comer, beber água, interações que se tem com amigos, com a família, no trabalho, etc. A comunicação é a força que movimenta a vida das pessoas, das empresas e das sociedades.
“Comunicação é o processo de transmissão de uma informação, de uma pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas”. Chiavenato (1997, p.122).
Logo, o ato da comunicação é a transferência de informações e o entendimento de uma pessoa para outra, é o modo de se trocar idéias, fatos, pensamentos e valores. É uma forma de trocar informações e partilhar vivências.
Sem a comunicação não se adquire informação, não se tem conhecimento, não se adquire experiências. Seria incapaz de resolver problemas simples, como andar de ônibus ou estudar.
A comunicação representa um aspecto extremamente amplo, tanto na vida das pessoas como na das organizações.
Estima-se hoje que a comunicação cobre mais de três quartos da vida ativa de cada ser humano. Matos (2004, p.10).
Tudo o que se faz no dia-a-dia há comunicação e adquire-se informação, sempre se está em contato com pessoas, seja pela internet, pelo telefone, no trabalho, em casa e no lazer.
O mais importante na comunicação é saber ouvir, para poder compreender e interpretar com exatidão do seu emissor, favorecendo, assim, o retorno na informação, que marca o início do diálogo, que, por sua vez, pode garantir a qualidade do relacionamento humano”. (MATOS, 2004, p.8).
Mesmo que uma pessoa não queira se comunicar, estará de alguma forma transmitindo e recebendo informações em forma de retorno (feedback). O papel da comunicação é de transmissão de significados entre pessoas para sua integração na organização social. Os seres humanos têm necessidade de estar em constante relação com o mundo, e para isso usam a comunicação como mediadora na interação social, pois é compreensível enquanto código para todos que dela participam.
Se não fossem os meios de comunicação, ampliando as possibilidades de coexistência mais pacífica entre os homens, estes
...