Conceitos administrativos e financeiros
Pesquisas Acadêmicas: Conceitos administrativos e financeiros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TamyLP • 24/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.177 Palavras (13 Páginas) • 433 Visualizações
1. CONCEITOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS
1.1. O que é administração?
A administração trata da organização, do planejamento e controle de uma empresa. É o primordial de uma organização, pois abrange todas as áreas, tais como: financeiro, produção, recursos humanos, entre outras. Para alcançar qualquer objetivo de desempenho de maneira eficaz é necessário ter a administração.
Segundo Chiavenato (2011, p. 13):
A administração é um processo contínuo e sistêmico que envolve uma série de atividades impulsionadoras como planejar, organizar, dirigir e controlar recursos e competências para alcançar, tomar decisões no meio desse caminho e liderar todo esse processo a fim de alcançar os objetivos e oferecer resultados.
A administração requer o controle e direção das ações por todas as partes da empresa cabendo a lideres coordenar todas as atividades para que haja resultados favoráveis para a organização como um todo. Administrar “envolve liderança e direcionamento de atividades executadas por todo o conjunto organizacional e em todos os níveis das organizações”. Chiavenato (2011 p.13)
A administração age conforme o porte, a situação e o ambiente em que a empresa se encontra, e mediante isso existem diferentes teorias que nortearam o curso a ser seguido. Chiavenato (2011 p. 15) cita que “cada teoria funciona como um modelo de pensar sobre o curso de ação diante uma situação específica.”
1.2. O que são finanças?
Finança pode ser definida como uma área importante para o desenvolvimento do capital tanto da empresa como da pessoa física, é ligada a tudo que se diz respeito ao sistema financeiro da entidade tendo então a prioridade na tomada de decisões.
Podemos descrever finanças em sua totalidade como uma das áreas mais importantes do sistema administrativo, uma área muito abrangente, e imprescindível, pois tanto as empresas como as pessoas físicas movimentam o seu capital, acumulam riquezas e constituem um patrimônio.
Segundo Gitman (2010 p.03) o termo finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”. Praticamente todas as pessoas físicas e jurídicas ganham ou levantam, gastam ou investem dinheiro.
Finança diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais.
As principais áreas de finanças podem ser resumidas por meio de uma análise de oportunidades de carreira que o setor oferece. Essas oportunidades podem ser simplificadas em duas grandes áreas: Serviços Financeiros e Administração Financeira.
1.3. Serviços financeiros
Serviços financeiros são relativos a toda a parte adquirida junto à área de ofertas, produtos e serviços ligados a finanças, adquiridos por pessoa física, jurídica e órgãos governamentais.
Segundo Gitman (2010 p. 03) “os serviços financeiros dizem respeito à concepção e oferta de assessoria e produtos financeiros a pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais.”
1.4. O que é administração financeira?
A administração financeira visa aumentar o valor de mercado da empresa, maximizando as riquezas dos proprietários e auxiliando na tomada de decisões de investimentos e financiamentos pelos administradores financeiros.
Segundo Gropelli e Nikbakht (2010 p. 04):
A análise financeira fornece os meios de tomar decisões de investimentos flexíveis e corretas no momento apropriado e mais vantajoso. Quando os administradores financeiros são bem-sucedidos, ajudam a melhorar o valor das ações da empresa.
A administração financeira eficiente reduz os riscos e aumenta os retornos em investimentos, é possível prever situações futuras em cenários atuais, desta forma há um aumento de capital e patrimônio.
“Os administradores devem usar sólidas políticas de investimento que minimizem o risco. Decisões corretas traduzem-se em sinais favoráveis aos investidores e, em geral, resultam numa melhor avaliação.” Gropelli e Nikbakht (2010 p. 06 e 07)
A administração financeira obtém uma função muito importante dentro do ambiente empresarial. É atuada de diferentes formas dentro do ambiente, em se tratando de uma empresa de pequeno porte a administração financeira, na maioria dos casos, é realizada diretamente pelo setor contábil da entidade, quando executada em uma empresa com um porte mais elevado a mesma responde por si própria em um setor específico.
Segundo Gitman (2010 p. 08):
O porte e a importância da função da administração financeira dependem do tamanho da empresa. Nas pequenas, essa função costuma ser realizada pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, ela naturalmente evolui para um departamento em separado.
Vieira (2007) classifica a Administração financeira em quatro funções básicas: planejamento financeiro, controle financeiro, decisões de investimento e decisões de financiamento.
1.5. O profissional de finanças
O profissional de finanças tem como função administrar diversificadamente todo o tipo de tarefa que engloba o setor financeiro de qualquer tipologia empresarial, sendo os administradores financeiros reconhecidos pelo êxito no ambiente profissional, por tratar de assuntos pertinentes a administração que sejam de alta complexidade e responsabilidade, devendo apresentar lucratividade e desenvolvimento empresarial. Trata-se de uma profissão com maior possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional e que requer bastante conhecimento econômico.
Segundo Gitman (2010) atividades como planejamento financeiro, controle, tomada de decisões, concessão de crédito, avaliação de propostas e captação de fundos para financiamento das atividades desempenhadas pela empresa são responsabilidades dos administradores financeiros em diferentes tipos de organizações.
O administrador financeiro tem como principal atividade a tomada de decisões, onde avalia os investimentos e financiamentos para poder utilizá-los de acordo com os ativos apresentados pela empresa.
Conforme Gitman (2010) além do envolvimento, com a análise e o planejamento financeiro, as principais atividades do administrador financeiro são tomar decisões de investimento e financiamento, onde ambas as decisões devem ser combinadas com o tipo de ativo
...