Conceitos eSocial
Por: EloisaDuffeck • 13/10/2015 • Dissertação • 640 Palavras (3 Páginas) • 620 Visualizações
eSOCIAL
O eSocial virou assunto principal entre profissionais das áreas de recursos humanos, financeira, jurídica, sesmt e trabalhista, pois as organizações estão cada vez mais preocupadas com o projeto, tendo em vista as exigências, prazos e custos para adequar a empresa a todo o processo (procedimentos internos e software).
Por outro lado, o eSocial promete uma série de vantagens tanto para as empresas quanto para os trabalhadores: qualificação das informações, unificação e padronização das entregas redução de falhas, hoje comuns nos registros da Previdência, quanto ao tempo de serviço do trabalhador e, principalmente a garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários do mesmo.
Mas o que vem a ser eSocial?
O eSocial é um dos projetos Governo Federal que busca a unificação das informações previdenciárias e trabalhistas, coletando estas informações e armazenando-as em um repositório único de onde os entes governamentais que participam do projetam possam buscar as informações pertinentes a cada processo (MTE, INSS, CEF, entre outros).
Objetivos do eSocial:
E o que o governo espera com o projeto, quais objetivos deseja alcançar?
Além da garantia dos direitos do trabalhador
Pretende também simplificar o cumprimento das obrigações
Qualificar as informações que hoje são prestadas
Padronizar as folhas de pagamento e a tabela de rubricas
Agilizar o acesso às informações
Facilitar a fiscalização
E aumentar a arrecadação de impostos, porque entende-se que reduzirá inadimplências, fraudes e sonegação.
Obrigações substituídas com o projeto:
Com o projeto, serão substituídas cerca de 80% das obrigações acessórias, como por exemplo:
DIRF
RAIS
CAGED
MANAD
GFIP
CAT
Ficha Registro do Empregado
E outros
Como funcionará o projeto?
A empresa envia, por meio digital, informações de tabelas utilizadas, folha de pagamento e informações de seus trabalhadores
Estas informações são recebidas pelo eSocial, passam por diversas validações e ficam armazenadas no ambiente nacional.
Todas as entidades governamentais (MTE, CEF, INSS, etc.) passam a ter, a partir desta única base de dados as informações para análise e atuação.
O resultado de todo esse processo é atingir os objetivos iniciais do projeto, garantia dos direitos trabalhistas, simplificação e padronização dos processos e outros que citei anteriormente.
Em outras palavras...
O empregador alimentará seu software que gera os arquivos conforme regras e layouts exigidos e, com a assinatura digital, transmite as informações ao ambiente coorporativo do Governo.
E do outro lado?
O eSocial recebe estes arquivos, faz as validações necessárias e retorna uma resposta ao empregador (seja um retorno negativo ou o protocolo de recebimento ou então o recibo de entrega dos mesmos).
Desafios para os empregadores:
Para todo este processo de validações e prazos, as empresas terão grandes desafios pela frente, entre ajustes e organização de informações e dos processos da empresa, a integração das áreas envolvidas (RH, Jurídico, e o pessoal do SESMT), a definição de papéis e responsabilidades dentro da empresa e, principalmente, o de garantir ou qualificar todas as informações que serão enviadas.
...