Conjunto
Tese: Conjunto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zu123 • 28/8/2014 • Tese • 4.194 Palavras (17 Páginas) • 192 Visualizações
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro das organizações. Seu papel é divulgar no mercado de trabalho as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas. Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo. Processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado. Obtenção e uso da informação a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego. A seleção de pessoas é composta por várias etapas. Na medida em que são bem-sucedidos os candidatos passam para as etapas posteriores. Na medida em que não conseguem superar as dificuldades, os candidatos saem do processo. Nas etapas inicias ficam as técnicas mais simples, econômicas e fáceis. Geralmente são usados várias técnicas e procedimentos de seleção. O processo de seleção deve atender as competências desejadas pelas organizações, visando o aumento da produtividade e do lucro, e aumentando o capital intelectual das empresas. Em meio a isto, a qualidade das pessoas que trabalham nas empresas constitui um ponto crítico para a competitividade organizacional, já que são elas que lidam com a tecnologia, criam e utilizam processos de trabalho, compõem a estrutura organizacional, fazem produtos e serviços e atendem os clientes. Para que isto aconteça, o processo deve envolver os gerentes de linha e suas equipes.
Etapa 1
Passo 1
Conceito de Recrutamento e Seleção: são processos que fazem parte da rotina de preenchimento das vagas em aberto no quadro de pessoal e que necessitam ser preenchidas. Devem ser desenvolvidas de acordo com a estratégia de negócios da organização:
- Fases de mudanças e renovação estimulam a atração de pessoas com potencial criativo e não conformistas.
- Fases conservadoras e enrijecidas estimulam a atração de profissionais igualmente conservadores e resistentes a mudanças.
Passo 2
Conceito de Mercado de Trabalho: é constituído da demanda (procura) de mão de obra pelas empresas e oferta de trabalho pelos indivíduos. A demanda de trabalho dependerá do nível de preços, da produção e dos salários reais que terão de ser pagos aos seus funcionários, de tal forma a maximizar os lucros da empresa. Simplificando a análise, se os níveis salariais estiverem altos e não puder haver repasses de preços de produtos, a tendência é a de menor utilização de mão de obra, substituindo-a por outros recursos de produção, quando possível.
Conceito de Mercado de Recursos Humanos: É um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribuiu para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer organização. o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade.
Passo 3
• A importância da contratação do profissional para a implantação do setor de “Recrutamento e Seleção”
O processo de contratação de um profissional exige planejamento, habilidade e tempo dos gestores de RH. São várias etapas e todas de equivalente importância até a sua finalização. Uma vez que, é a competência dos empregados o fator decisivo para competitividade e sobrevivência das organizações. Identificar e contratar talentos é prover meios para alcançar os objetivos traçados para cada negócio.
O Recrutamento e seleção de pessoal não são tarefas simples. O profissional responsável deve possuir competências para planejar detalhadamente esse processo, levando em consideração diversos fatores como: comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Para isso, aplica-se um conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados para preencher as necessidades atuais e futuras da organização, definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.
No mercado de hoje, onde o tempo é um fator determinante, não há espaço para erros na contratação, pois os prejuízos gerados podem ser irreparáveis para o desenvolvimento organizacional. Diante desta realidade, a realização dos processos de recrutamento e seleção através de um sistema elaborado especificamente para este fim, proporciona aos gestores de RH, agilidade e eficiência nos resultados buscados na contratação de pessoal.
Retenção de talentos:
Entendendo que o fator humano é o principal diferencial competitivo das organizações, é importante reter talentos para uma evolução continua nos negócios. As pessoas tendem a ficar trabalhando mais tempo onde encontram um ambiente mais interessante e motivador. Essa motivação não depende exclusivamente dos salários maiores, mas de um conjunto de fatores, que inclui bons benefícios e reconhecimento. As empresas em geral, independentemente do porte, encontram essa dificuldade em comum, reter seus talentos. A solução para este problema, antes de tudo está na preparação da organização para uma visão de relacionamento com satisfação mútua entre gestores e colaboradores.
Tendências do mercado de Recrutamento e Seleção:
As formas de recrutamento e seleção praticadas no mercado evoluíram. Atualmente as fontes de recrutamento são diversificadas, podendo vir de dentro da empresa ou de fora, através de recomendações ou indicações de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; sites corporativos ou de empregos; escolas e universidades; sindicatos e associações de classe; caçadores de talentos – consultorias na área de Recursos Humanos; banco de talentos das empresas; redes sociais profissionais na internet. O uso das redes sociais vem crescendo, profissionais se cadastram expondo suas experiências e qualificações, formando redes com outros profissionais. Nessas redes, os profissionais podem fazer recomendações, relatar experiências e o relacionamento de trabalho
...