Contabeis
Por: andrade22 • 27/5/2015 • Monografia • 348 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Estrutura sugerida para a elaboração do trabalho
a) Evolução histórica do Seguro no Brasil;
Podemos dizer que o seguro teve sua história no ano de 1808, com abertura de um porto, para o comércio internacional. Nesse mesmo ano tivemos uma empresa que começou a funcionar como seguradora, foi a empresa Companhia de Seguros BOA-FÉ, seu objetivo era operar com seguro marítimo. Quem regulamentava as leis de seguradora naquele período eram os portugueses, no início de 1850, com o código comercial brasileiro, é que o seguro marítimo foi estudado e começou a ser regulado em todos os seus aspectos. Esse código foi de suma importância para que o seguro começasse a ser desenvolvido no Brasil, criando iniciativa de que novas seguradoras começassem a ser criadas, que podiam não só operar com seguro marítimo, como prévia na legislação, mas, também, com o seguro terrestre.
Com os estudos das seguradoras, começou a surgir seguro de vida, porém,era proibido pelo Código Comercial, só começou a ser autorizado em 1855, sendo que não poderia ser feito juntamento com o seguro marítimo.
Com a grande evolução do seguro em grande parte do território brasileiro, algumas empresas estrangeiras começaram a criar expectativas para fundar empresas no Brasil, surgindo por volta de 1862, as sucursais sediadas no exterior. As sucursais por sua vez começaram a transferir os recursos financeiros para suas matrizes, recursos obtidos nas vendas dos prêmios cobrados, com isso provocando uma evasão de divisas. Através disso, querendo proteger os recursos econômicos do País, foi criada, por volta de 1985, uma lei (n° 294), que dispondo exclusivamente sobre as companhias estrangeiras de seguro de vida, dizendo que seus ganhos deveriam ser aplicados no Brasil, para que assim possam fazer jus aos riscos aqui assumidos.
A grande maioria das empresas discordaram dessa medida, com isso, acabaram fechando suas sucursais. Com essa evolução do seguro no Brasil, o mercado acabou tendo grande desenvolvimento satisfatório no final do século XIX. Isso ajudou muito o Código Comercial, criando regras obrigatórias sobre seguros marítimos, aplicando-se também para seguros terrestres e, a instalação no Brasil de seguradoras estrangeiras, com grande conhecimento em seguros terrestres.
...