Contabilidade
Por: sergioleal • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.778 Palavras (20 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Administração
Teoria da Contabilidade
São Paulo/ SP
2012
Sumário
Introdução3
A Origem da Contabilidade4
Contabilidade por Partidas Dobradas5
A Evolução da Contabilidade5
O Objetivo da Contabilidade7
Os Principais Usuários7
Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis8
Relatório da Diretoria8
Notas Explicativas8
Parecer dos Auditores9
Valor Adicionado9
Princípios Gerais da Contabilidade9
Quadro Comparativo11
Ativo e suas Formas de Avaliação12
Ativo Intangível13
Passivo e suas Classificações14
Patrimônio Líquido15
Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos15
Conclusão17
Bibliografia18
Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar a contabilidade, seu surgimento, sua evolução e sua importância para as empresas e para as pessoas de modo geral. É demonstrar a sua importância e utilização no dia a dia. É deixar claro como ela evoluiu e o que isso representa a toda a sociedade, mostrando também o quanto ela é antiga e que mesmo de forma rudimentar ela já fazia transformações.
Apresentaremos também qual o seu objetivo, quem são os seus principais usuários, suas características, além de mostrar seus princípios fundamentais, seus postulados, e comparar seus princípios com os da Comissão de Valores Mobiliários, do Conselho Federal de Contabilidade e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Traremos conceitos de Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e a importância que as Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos representam para uma organização.
A origem da Contabilidade
Segundo os dicionários, a palavra contabilidade quer dizer: a ciência que estuda os registros patrimoniais de uma pessoa, física ou jurídica, com o propósito de controlar e emitir informações sobre estes registros.
A contabilidade surgiu por volta de 4.000 a 6.000 anos antes de Cristo, segundo alguns historiadores.
A verdade é que a contabilidade é tão antiga quanto à civilização, pois ela surgiu de forma simples e até mesmo rudimentar, visto que ela teve início antes mesmo da existência dos números ou da escrita.
A contabilidade surgiu para suprir a necessidade da população que descobriu a importância de controlar e preservar seus bens, por exemplo, os pastoreios da época se utilizavam de pedras para representar cada uma de suas ovelhas e também se utilizavam dessas pedrinhas para representar as trocas que eram feitas, pois naquela época não existia o dinheiro e eles se utilizavam da troca de mercadorias, e ele fazia esse balanço ano após ano, e com isso tinha como controlar o crescimento do seu patrimônio.
Os primeiros povos a se utilizarem da contabilidade foram os egípcios por volta de 6.000 anos antes de Cristo, eles foram os primeiros a utilizar o valor monetário em seus registros.
É possível encontrar referências contábeis até mesmo na Bíblia, como por exemplo: no livro de Jó, onde há o relato das riquezas que Jó possuía que era de um gado de sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, mas Jó perdeu tudo ao ser submetido a provações, entretanto posteriormente a todas as aprovações ao qual foi submetido Jó teve toda a sua riqueza dobrada por ter sido fiel a Deus.
Os primeiros registros contábeis datam do termino da Era da Pedra Polida, com seus registros feitos em desenhos, em gravações, em peças de argila e posteriormente no papiro, que é o papel.
A contabilidade teve um crescimento relativamente lento ao longo dos tempos, e ela somente começou a ter um desenvolvimento notório no século XV, quando ela começou a ser vista como lógica- racional. Ela teve uma ascensão com o aparecimento da moeda e assim dos registros contábeis.
A evolução da contabilidade caminha junto com a evolução da civilização, pois conforme o homem evoluía, ele necessitava de métodos mais eficientes para controlar seus bens. O homem inventou maneiras capazes de fazer esse balancete, inventou métodos que o auxiliassem nessa tarefa, como por exemplo: os números e a escrita.
Contabilidade por Partidas Dobradas
A contabilidade teve sua grande alavancada em 1494 com a publicação do livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá” de Luca Pacioli, no qual se enfatizava a teoria contábil do débito e do crédito correspondente a Teoria dos números positivos e negativos.
Frei Luca de Pacioli era um matemático que através de suas obras consolidou o método das partidas dobradas, que é um mecanismo algébrico, que segundo ele o total de débito corresponde ao mesmo valor do crédito.
Apesar de Pacioli ser considerado o criador das Partidas Dobradas, essa teoria já era utilizada na Itália desde o século XIV, mas foi ele quem expôs a terminologia adaptada, que é utilizada até hoje, na qual diz que o credor só existe se houver primeiro o devedor.
Com o método das Partidas Dobradas é possível registrar as mudanças que ocorrem num patrimônio, buscando-se o equilíbrio. Então o seu principio básico é subdividir bens, direitos e obrigações em contas, para que assim possam registrar o valor de cada item dentro dessa equação. Dessa maneira temos como identificar cada item que forma o patrimônio e assim temos como buscar o seu perfeito equilíbrio.
Atualmente o método das Partidas Dobradas ainda é utilizado para contas financeiras, orçamentos e em balanços gerais.
A Evolução da Contabilidade
A evolução da contabilidade passou por diversas fases que vão desde o mundo antigo, com as primeiras civilizações; o mundo medieval, quando surgiu a Teoria das Partidas Dobradas; o mundo moderno, que foi a fase da pré – ciência e que teve grande importância; até chegar ao mundo cientifico que são os dias atuais.
Mundo Antigo é o período que se inicia com as primeiras civilizações. A contabilidade era exercida de maneira rudimentar e tinha como objetivo assegurar e proteger os bens das pessoas, e era tida como a arte da escrituração mercantil.
...