Controle como função administrativa
Trabalho acadêmico: Controle como função administrativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: migi • 12/6/2013 • Trabalho acadêmico • 3.751 Palavras (16 Páginas) • 594 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
NOVA ANDRADINA/MS
2011
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
MICHELLE TOMÁZ SOARES (RA – 241818)
JOCIANE
EDSON
FERNANDO
SEBASTIÃO
JESSICA GARCIA ARAUJO (RA - 236743)
WELINGTON JUNIOR DA SILVA (RA – 236761)
IVAN
RENATO
EDER
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Compreensão de Controle como uma função administrativa, garantida na realização do planejamento e potencial orientador para revisão de planejamento.
POLO NOVA ANDRADINA/MS
2011
SUMÁRIO
4.0. Introdução
5.0. Desenvolvimento
5.1. Controle como função administrativa
6.0. Considerações Finais
7.0. Implicações éticas
8.0. Bibliografia
4.0. INTRODUÇÃO
Controlar é saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, é medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. É fundamental o controle para garantir a eficiência e eficácia da Administração.
Portanto, através do Controle é possível identificar se o processo está se desenvolvendo bem e melhorá-lo se possível ou se o processo está se desenvolvendo de maneira insatisfatória e propor ações corretivas ou novos direcionamentos para a Administração. É o Controle que garante os bons resultados e a melhoria contínua do Processo de Administrar.
A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: o planejamento, a organização e a direção repercutem nas atividades de controle da ação. Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes.
O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção.
É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária.
O controle é a forma de garantir com que o processo administrativo conduza a empresa à competitividade.
5.0. DESENVOLVIMENTO
5.1. CONTROLE COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA
O planejamento, a organização a direção e o controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas; quando visualizadas no conjunto para o alcance dos Objetivos, elas formam o processo administrativo. Processo é qualquer fenômeno que apresente mudanças contínuas no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, e não uma coisa parada, estática. Deve ser móvel, não tendo começo, nem fim, nem seqüência fixa de eventos. Os elementos do processo agem uns sobre os outros, e cada um pode afetar todos os demais.
Os elementos do processo administrativo, (as funções), não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo seqüencial:
Controle
Assim como a organização, a palavra controle pode assumir vários significados em Administração, a saber:
Controle como função restritiva e coercitiva: Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos. Neste sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas. Por exemplo: Proibido fumar; exclusivo para deficientes físicos; acesso não permitido, etc.
Controle como um sistema automático de regulação: Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema, como o controle automático de refinarias de petróleo, indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O controle detecta desvios e proporciona automaticamente ação corretiva para voltar à normalidade. Quando algo está sob controle significa que está dentro do normal. Exemplos: bombas de gasolina; relógio de ponto; calibrador de pneu, etc.
Fases do controle
1. Estabelecimento de padrões de desempenho
Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deve fazer.
2. Avaliação do desempenho
Exige uma definição exata do que se pretende mensurar. Caso contrário, o processo cairá em erros e confusões.
3. Comparação do desempenho com o padrão
Busca
...