Custo hospitalar
Por: DOCARMO1963 • 1/6/2015 • Monografia • 11.797 Palavras (48 Páginas) • 934 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE VISCONDE DE CAIRU
ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
A CONTABILIDADE DE CUSTOS EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES
Euvaldo do Carmo
Salvador
Junho / 2004
Euvaldo do Carmo
A CONTABILIDADE DE CUSTOS EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES
Monografia apresentada à Faculdade Visconde de Cairu como requisito final
para a obtenção do grau de Bel. em Administração com habilitação em
Gestão de Negócios.
Profª Orientadora: Inacilma Andrade
Salvador
Junho / 2004
Banca Examinadora
___________________________________________
Inacilma Rita Silva Andrade
____________________________________________
Emílio Maltez Alves Filho
_____________________________________________
Nome do Professor 02 (Visitante)
Salvador
Junho / 2004
Resumo
O presente trabalho trata da utilização da Contabilidade de Custos como instrumento de gerenciamento em instituições hospitalares, tema muito debatido na área de saúde e que tem sido de fundamental importância para o equilíbrio econômico e patrimonial destas instituições. É uma abordagem feita basicamente em pesquisas bibliográficas e a convivência de trabalho num hospital, no setor de custos, foi substancial para compreensão do tema. O estudo apresentou como resultados principais que os custos devem ser avaliados com certa importância pela administração porque exercem influência direta nos resultados, pois, além de representarem desembolso participam na formação de preços. As instituições que não adotam um sistema de custeio ou as que subtilizam, estão fadadas a entrarem em colapso econômico devido a fatores internos e externos. Como fatores internos encontra-se o excesso de custo fixo, falta de planejamento orçamentário e dificuldade em mensurar os gastos. Os fatores externos convergem diretamente para a falta de competitividade, quando a instituição não se posiciona estrategicamente, e o embate com os clientes potenciais, operadoras de planos de saúde e o governo através SUS (Sistema Único de Saúde), que afrontam os hospitais e clínicas quando é necessário reajustarem os preços e nas negociações impõem a apresentação da planilha de custos, ignorando custos indiretos e despesas. Os riscos são iminentes e as administrações destas instituições precisam utilizar cada vez mais esta ferramenta de gestão vista por muitos como apenas ferramenta de controle.
Sumário
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a tomada de decisões numa organização depende de inúmeras variáveis, desde cenários econômicos e ambientais até o funcionamento estrutural da empresa no seu ambiente interno. Entretanto as principais decisões para mudanças e planejamentos estratégicos acontecem no ambiente financeiro, quando os números apresentados são analisados e, geralmente, é em cima deles que os rumos da empresa são definidos. Mas para que esta análise aconteça algumas ferramentas gerenciais devem ser utilizadas e aplicadas de forma adequada, para que mostrem a situação real e sirvam de base na tomada da decisão. Uma destas ferramentas é a Contabilidade de Custos que, junto a outros aplicativos estratégicos, é de fundamental importância para o administrador.
Numa instituição de saúde, especialmente num hospital, a situação não é diferente. A aplicação de métodos de custeios e controle de gastos torna-se mais relevantes, principalmente porque envolve um alto grau de complexidade com fatores que vão desde o custo com medicamentos até a compra de equipamentos sofisticados. Além disso, tem o fator de vários departamentos funcionarem isoladamente de forma estratégica para obtenção de um único resultado. Assim, o administrador hospitalar tem dentro de suas funções a obrigação de inteirar-se cada vez mais sobre o assunto e ter alta capacidade de interpretar os relatórios gerenciais para tomada de decisões.
Desta forma a problemática desta monografia consiste em esclarecer algumas dúvidas quanto ao uso desta ferramenta para tomada de decisão devido a questionamentos que aparecem implícitos no cotidiano do administrador como: Quando a análise de custos identifica uma situação de risco para continuidade da organização e como a análise de custos pode ser utilizada para melhorar a competitividade e o planejamento estratégico.
No Capítulo I deste trabalho será demonstrada a estrutura metodológica da monografia, onde serão enfatizados os objetivos e técnicas empregadas para o seu o desenvolvimento. Adiante no segundo capítulo, será feita uma abordagem teórica sobre a Contabilidade de Custos: sua origem e seus objetivos.
No Capítulo III será mostrado o comportamento dos custos nas Instituições Hospitalares, um breve histórico da implantação destes sistemas no Brasil, além de demonstrar quais os mais utilizados e os mais adequados numa organização em que a departamentalização é de suma importância para as grandes instituições.
No último Capítulo a competitividade e a estratégia baseadas nos custos serão abordadas como fator para a continuidade da instituição que poderá contemplar ameaças e oportunidades através da análise de custos.
Por fim serão considerados os sistemas de custeio que atendem às necessidades atuais e será mostrado, qual o posicionamento das instituições que não priorizam a análise de custos e por que o método ABC é relevante no sistema hospitalar.
CAPÍTULO I – PROCEDER METODOLÓGICO
- - OBJETIVOS
- - GERAL
Avaliar a utilização da Contabilidade de Custos como instrumento de gerenciamento em instituições hospitalares.
- - ESPECÍFICOS
- Conceituar Contabilidade de Custos;
- Verificar o uso da Contabilidade de Custos na tomada de decisões;
- Estudar a aplicação da Contabilidade de Custos em instituições hospitalares;
- Identificar pontos fortes e pontos fracos na utilização da Contabilidade de Custos em instituições hospitalares.
- – METODOLOGIA
Esta monografia comparativa é pautada em pesquisas bibliográficas que compreende livros didáticos, artigos em revistas especializadas e pesquisas via Internet. Aliado a este referencial a minha experiência como técnico contábil, atuando há 11 anos na área hospitalar e, atualmente, aplicando a Contabilidade de Custos como instrumento de trabalho, contribuirá substancialmente para elaboração desta monografia devido a utilização desta ferramenta pela direção da organização a qual trabalho para suporte ao planejamento estratégico.
...