DECONTINUIDADE ADMINISTRATIVA
Por: pililitho • 23/6/2015 • Artigo • 3.376 Palavras (14 Páginas) • 192 Visualizações
Como Lidar com Conflitos de Interesses e Poder no Serviço Publico
Andréia Ronsani Gomes
Sônia Maria Maccari
RESUMO
Este artigo estuda a descontinuidade em administração na gestão pública brasileira, qual gera conflitos tanto bons quanto ruins, tem como objetivo argumentar a respeito o que é público e o que é privado observando sempre causa e conseqüência principalmente a respeito do atendimento interno e externo no setor público oferecido à sociedade civil brasileira e servidores públicos, sendo que o mesmo quando tem a descontinuidade de projetos gera impacto desgastante diretamente ao financeiro e aos servidores dentro da organização. São vários os estudos com a finalidade de diminuir a tensão existente da gestão vigente.
Palavra chave: Administração Pública, Descontinuidade, Ética e Moral.
ABSTRACT
This paper studies the discontinuity in administration in Brazilian public management, which generates both good and bad conflicts, it aims to argue about what is public and what is private always observing cause and consequence mainly about domestic and foreign service in the industry public offered to Brazilian civil society and civil servants, and the same when you have the discontinuity of projects generates exhausting directly impact the financial and servers within the organization. Several studies with the aim of reducing the tension of the current management.
Keyword: Public Administration, Discontinuity, Ethics and Moral.
INTRODUÇÃO
Quando se observa à ética nos dias atuais, tem se consciência que tema é essencial e imprescindível, tendo como ênfase a conscientização da população que o servidor público tem o dever de ser transparente em suas ações de conduta perante o que é público e o que é privado.
Tendo em mente, coisa pública não é de ninguém, ou seja, são de todos os cidadãos, um erro é pensar que coisa pública é de quem estar no poder ou se apodera dele.Toda vez que se troca de gestor a administração fica meio travada, devido o novo gestor às vezes não dar importância a certos projetos que estavam em andamento.
Durante várias décadas pouco se falava sobre o assunto “descontinuidade” na administração pública, devido a isto se tem dificuldade em discutir, elaborar e executar projetos sobre o tema e a maioria das causas dos problemas gerados hoje em dia é derivado da descontinuidade de uma gestão para outra. Este fato ainda causa sérias controvérsias para o administrador público, pois todo o planejamento, toda ação envolve continuidade de projetos, servidores públicos, sociedade civil, tudo isto baseado em ética, moral amparada pelos cinco princípios sendo eles a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e a eficiência, vindo estes princípios com a finalidade de apaziguar as conseqüências dos serviços públicos oferecidos a população identificando as variáveis responsáveis pelas dificuldades e quais alternativas poderão ser tomadas na tentativa de amenizar a situação evitando assim vários conflitos dentro da organização pública.
Visando o atendimento deste trabalho cientifico, os objetivos propostos foram os seguintes:
Objetivo geral:
Entender os diversos desafios que perpassam a gestão de pessoas nos serviços públicos.
Objetivos específicos:
Argumentar a descontinuidade na prestação de serviço devido à rotatividade da gestão e citar causa e efeito nos ambientes organizacionais.
REFERENCIAL TEÓRICO
Este embasamento teórico trata da descontinuidade da prestação de serviço onde o mesmo deriva-se principalmente pela troca de gestão e pela falta de preparação de servidores. Causando uma enorme insatisfação na sociedade civil, de acordo LUZ (1995, p.99) diz que, o clima é afetado pelos conflitos e pelos fatores positivos e negativos que ocorrem no ambiente de trabalho, bem como pelos fatores externos que ocorrem no contexto sócio- econômico e político, como também na vida particular dos funcionários.
O trabalho em si tem como objetivo citar e argumentar sobre o serviço prestado a sociedade brasileira em seus vários e amplos mecanismos de gestão pública, sendo que os mesmo ocorrem em diversos graus, desde a simples perdas de prioridade na agenda de novos gestores até a mudança de nomes, táticas e objetivos de estratégias até a interrupção total das atividades. Para Mc GREGOR apud. CHIAVENATO (1979, p. 89) diz que, “o homem é um animal complexo dotado de necessidades que dominam seu modo de vida assim que uma das necessidades é satisfeita, logo surge outra em seu lugar, formando um processo continuo sem ter fim, desde seu o nascimento até a morte, desta forma chega-se à conclusão que são as necessidades que motivam o comportamento das pessoas dando-lhe direção e vontade para prosseguir, já que as necessidades humanas estão em uma hierarquia de importância.
A importância desta pesquisa vem da demanda de serviço pelo motivo de ter crescido muito nos últimos anos com a evolução de área da tecnologia da informação gerando assim falta de pessoas preparadas para operar os sistemas que estão surgindo para acelerar o atendimento.
O motivo e o interesse desta pesquisa surgiram através das diversas analises nos setores de atendimento ao público tanto externo como interno.
Quanto à base teórica tendo como fontes de referência principais os autores: CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas. LUZ, Ricardo. Desenvolvimento e Chefia. MAXIMIANO, Antônio César Amaro. Introdução à Administração. SPIKIN, Peter. Continuidade e descontinuidade em organizações públicas: um paradoxo democrático. BROSE, Markus; PEREIRA, Otávio. Projetos de Longo Prazo Como Estratégia de Aprendizado Organizacional que Supere a Lógica Político-partidária do Setor Público.
Desenvolvimento de Conflitos Gerados no Serviço Público
A vida pública é totalmente ao contrario da privada, na qual a particular a burocracia é bem mais rápida e às vezes é permitido fazer tudo sem muitas autorizações ou permissões, ao contrario a administração pública só é permitida fazer o que a lei autoriza e, com isso tem-se como princípio que regem a Administração Pública a ser seguidos:
- Legalidade
- Impessoalidade
- Moralidade
- Publicidade
- Eficiência
Princípio da legalidade
O principio da legalidade é o que fundamenta a lei escrita portando não pode ser usado de maneira fraca, sendo que o verdadeiro objetivo desses princípios é evitar que o governante tome decisões de livre espontânea vontade como, por exemplo, um simples ato administrativo, dar direito a qualquer categoria, ou seja, ele vem pra formalizar as decisões evitando que gestores públicos apelem para o favoritismo, perseguição ou desmandos. O
...