DIAGNÓSTICO E CONSULTORIA EMPRESARIAL EMPRESA PONTO CULTURAL FEIRAS E EVENTOS
Por: Diana De Jesus Pires • 30/1/2017 • Trabalho acadêmico • 3.158 Palavras (13 Páginas) • 538 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ALEX LEE XAVIER
BEATRIZ LERIANE
DIANA DE JESUS PIRES
FELIPE FAGNER
LUIZ CARLOS ARAGÃO
PRISCILA TAVARES BARROS
VINICIUS JUSTUS MARTUCCI
DIAGNÓSTICO E CONSULTORIA EMPRESARIAL
EMPRESA PONTO CULTURAL FEIRAS E EVENTOS - EIRELI
SÃO PAULO
2016
ALEX LEE XAVIER[pic 1]
BEATRIZ LERIANE
DIANA DE JESUS PIRES
FELIPE FAGNER
LUIZ CARLOS ARAGÃO
PRISCILA TAVARES BARROS
VINICIUS JUSTUS MARTUCCI
DIAGNÓSTICO E CONSULTORIA EMPRESARIAL
EMPRESA PONTO CULTURAL FEIRAS E EVENTOS - EIRELI
Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina Diagnóstico e Consultoria Empresarial da Universidade Anhembi Morumbi, sob responsabilidade do Prof. Ms. Renato Torquato
SÃO PAULO
2016[pic 2]
SUMÁRIO[pic 3]
1. INTRODUÇÃO 4
2. HISTÓRICO DA EMPRESA 5
2.1. Dados, História da Empresa e Trajetória dos Sócios 5
2.2. Situação Atual da Empresa 5
2.3. Expectativas da Empresa (Situação desejada) 5
2.4. Discrepâncias 5
3. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL 8
3.1. Relatório da Primeira Visita 8
3.2. Ferramenta 5W 2H 8
3.3. Análise Atual do Problema 9
3.4. Indicadores do Problema Identificado 9
3.5. Relações de Causa e Efeito 11
4. PROPOSTA DE CONSULTORIA 12
4.1. Elaboração da Proposta de Consultoria 12
5. CONTRATO 14
6. CONCLUSÕES 18
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é realizar um diagnóstico para auxiliar a administração da Ponto Cultural na organização de seus processos administrativos/ financeiros.
O resultado deste trabalho é apresentar a administração um plano de ação para estruturar as atividades em linha com as melhores práticas de mercado, e assim, facilitar a tomada de decisão quanto as ações estratégicas.
Apresentamos, a seguir, os principais procedimentos desenvolvidos:
- Entrevistas com os profissionais responsáveis pela gestão/administração e com o pessoal-chave direta ou indiretamente envolvido na execução das atividades.
- Mapeamento da estrutura organizacional e funcional.
- Levantamento e entendimento do fluxo das atividades, das políticas, normas e procedimentos de controle, quando existentes.
- Identificação dos fatores de risco considerados mais importantes, bem como a avaliação das deficiências de controle.
- Proposição de melhorias nos para os processos sob análise.
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
2.1. Dados, História da Empresa e Trajetória dos Sócios
A Ponto Cultural foi fundada em 2003 como uma distribuidora de livros e atuou no mercado de distribuição por dois anos, após este período migrou para o segmento de feiras e eventos onde, de distribuidor, passou a atuar fortemente no varejo. Em 2006 abriu sua primeira livraria e em 2007 passou por um processo de expansão onde abriu mais 4 livrarias em 2009 lançou um e-commerce.
Em 2010 começou um processo de reestruturação devido à crise de mercado iniciada no ano de 2008 o que culminou no fechamento de suas lojas físicas, mantendo somente a operação de feiras e eventos. Nessa etapa alterou a natureza de sua operação para organizadora e montadora de eventos onde passou a atuar em todo território nacional com a locação de stands e terceirizando a comercialização do produto.
Sua fundadora já atuava no mercado de varejo, seu primeiro empreendimento fora uma casa de materiais de construção fundada em 1996, onde administrou até 2003. Quando efetivou a venda do depósito de materiais de construção trabalhou por dois anos organizando eventos para algumas editoras e distribuidoras e após esse período fundou a Ponto Cultural.
2.2. Situação Atual da Empresa
Atualmente é uma forte marca no mercado com nome consolidado e está reestruturando para atingir novos segmentos ampliando o portfólio de produtos.
2.3. Expectativas da Empresa (Situação desejada)
Reestruturação da administração e financeiro e posicionamento de mercado.
2.4. Discrepâncias
As discrepâncias relatadas têm base em analise junto aos departamentos: Financeiro; Administrativo; Logística; Marketing; Arquitetura e Comercial.
- Divergências na agenda dos eventos (Arquitetura)
A Ponto Cultural possui uma agenda de eventos em uma planilha eletrônica localizada no Google Drive e é compartilhada com toda a equipe de trabalho, porém na atualização dessa planilha ocorrem perdas de dados o que acarreta a falta de registros de eventos na agenda, eventos com datas incorretas, a perda da montagem dos eventos e prejuízos causados na montagem, cancelamento e/ou atraso no início das vendas.
- Controles de estoque em planilhas eletrônicas (Logística)
A Empresa possui um software específico para o tipo de negócio, porém na área de logística ele é inutilizado. A logística realiza toda a movimentação de itens (entradas, saídas e movimentações internas) manualmente, sem qualquer apoio do sistema, sendo que a falta de peças são identificadas apenas no momento de separação dos itens. É realizado um controle em planilha eletrônica para apuração do nível de estoque, mas sem efetividade, uma vez que os itens não são catalogados.
Essa falta de controle no estoque acarreta o aumento dos custos, pois são feitas novas compras e preparações de peças já existentes no estoque que não foram catalogadas. Ainda ocorre um retrabalho com a identificação e movimentação das peças. No final, esse processo prejudica a imagem da empresa (credibilidade) com os clientes em decorrência do uso de peças com baixa qualidade ou danificadas.
...