DIFERENÇAS ENTRE EMPREENDEDORISMO E ADMINISTRAÇÃO
Trabalho acadêmico: DIFERENÇAS ENTRE EMPREENDEDORISMO E ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elidinhadinha • 13/10/2013 • Trabalho acadêmico • 965 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................... 03
2. DIFERENÇAS ENTRE EMPREENDEDORISMO E ADMINISTRAÇÃO........................................................................................... 04
3. AUTO-AVALIAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR (AMBIENTE, ATITUDES E KNOW-HOW)............................................................................. 05
4. QUESTÕES (PLANO DE NEGÓCIO).........................................................06
5. CONCLUSÃO................................................................................................07
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................... 08
1. INTRODUÇÃO
O trabalho da disciplina de empreendedorismo tem como objetivo, desperta o aluno, para uma visão empreendedora, conhecer suas vantagens, e mostrar sua importância e sua funcionalidade dentro do ambiente organizacional.
Também iremos compreender através do plano de negócios, onde vamos planejar a abertura de uma empresa “fictícia”, a olhar e pensar como empreendedores, e aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula.
2. DIFERENÇAS ENTRE EMPREENDEDORISMO E ADMINISTRAÇÃO
Depois de uma leitura do capitulo um e dois da PLT: Empreendedorismo, não podemos deixar de observar, que o empreendedorismo é um assunto atual, onde os estudos sobre ele, iniciou a pouco tempo, não é como a administração que já possui abordagens para que o administrador realize seu trabalho da melhor forma. Essas abordagens são teorias e dicas de vários estudiosos, onde algumas vezes suas ideias se completam ou se contrariam.
Entendemos que ser administrador é planejar, organizar, é dirigir, é controlar, é praticar a hierarquia e ser sistemático.
Já o empreendedor tem ótimas característica, e está entre elas ser visionário, otimista, assume riscos, entre outros. Suas qualidades demonstra o prazer no que faz e se dedicam para fazer o seu melhor.
“O empreendedor e administrador podem ser comparados em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégica analise das oportunidades, comprometimentos dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial.” (José Dornelas, 2008, Pg. 34)
Algumas das diferenças que encontramos entre o empreendedor e o administrador é a forma de planejar, é mais fácil ver o empreendedor planejar e realizar o que planejou, do que o próprio administrador, pois, o empreendedor aplica todas as abordagens administrativas, diferente do administrador que se limita a uma abordagem.
O que eles tem de diferente, é que o empreendedor é ágil, atualizado, inovador e valorizam o relacionamento pessoal, já o administrador possui critérios para tomar decisões, são tradicionais, tem medo de arriscar e valoriza a hierarquia.
Contudo, no que o administrador e o empreendedor têm em comum, é a vontade de obter o sucesso profissional.
3. AUTO-AVALIAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR
(AMBIENTE, ATITUDES E KNOW-HOW)
Ao realizarmos a auto avalição, onde tem como objetivo é analisar se somos ou não um empreendedor em potencial, podemos ver em nosso grupo que quatro entre seis meninas possuí características em comum com empreendedores, algumas de nossas principais pontos fortes encontrados foram: disciplina e educação, procura ter conhecimentos profundo das necessidades dos clientes e iniciativa.
E os pontos fracos encontrados foram: tolerar o estresse e conflitos, poder e autocontrole e tolerar incertezas e falta de estrutura.
Como estratégia para a melhoria desses pontos fracos, decidimos optar, por exercitar em nosso dia a dia,
...