DO PROCESSO SELETIVO E DAS FASES DO CONCURSO
Por: Franaedu • 29/4/2015 • Tese • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 212 Visualizações
6 – DO PROCESSO SELETIVO E DAS FASES DO CONCURSO 6.1 O processo seletivo consiste em 4 (quatro) fases: a) 1ª fase: provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa); b) 2ª fase: exames de saúde (preliminares e complementares); c) 3ª fase: teste de capacitação física (TCF); d) 4ª fase: avaliações psicológicas e exame toxicológico.
1ª FASE Provas de conhecimentos (prova objetiva e dissertativa) 6.2 As provas de conhecimentos (prova objetiva e dissertativa) poderão ser realizadas nas cidades que compreendem a 1ª, 2ª e 3ª Região de Polícia Militar, do Anexo “D”, conforme previsto no calendário de atividades do Anexo “A”. 6.3 Prova I - prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, constará de 40 (quarenta) questões pontuáveis, numeradas de 01 a 40, assim distribuídas: a) 13 (treze) questões para língua portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto; b) 07 (sete) questões para matemática; c) 06 (seis) questões para geografia; d) 06 (seis) questões para história do Brasil; e) 04 (quatro) questões para conhecimentos de informática; f) 04 (quatro) questões para direitos humanos. 6.4 A prova I terá valor de 200 (duzentos) pontos e será elaborada com questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 (quatro) alternativas de resposta, devendo ser marcada apenas 01 (uma) delas, no valor de 5,0 (cinco) pontos cada questão. 6.5 As questões da prova objetiva serão respondidas em uma folha de respostas personalizada, que constará os dados do candidato, sendo insubstituível, salvo se detectado erro ocasionado pela administração do concurso. 6.6 Não será admitido nenhum tipo de rasura na folha de respostas da prova I, sendo as questões rasuradas, bem como as em branco ou com mais de uma marcação, consideradas nulas para o candidato. 6.6.1 As provas objetivas serão corrigidas através de leitura ótica, não sendo prevista a correção manual, devendo o candidato atentar para a forma correta de marcação de sua alternativa de resposta, conforme orientações contidas neste edital, na folha de respostas e no caderno de prova, sendo que as questões que forem marcadas de forma diversa e, por isto, não reconhecidas pela leitora ótica, não serão computadas para o candidato. 6.6.2 Havendo anulação de questão da prova I do concurso, os pontos a ela atribuídos serão revertidos para todos os candidatos. 6.6.3 O conteúdo programático, a ser avaliado na prova I, consta do anexo “G” deste edital.
6.7 Prova II – prova dissertativa, de caráter eliminatório, consiste na redação de tema que será fornecido no momento da prova. A redação deverá conter, no máximo, 30 (trinta) linhas e, no mínimo, 120 (cento e vinte) palavras, tendo valor de 100 (cem) pontos, assim distribuídos: a) ortografia: 20 (vinte) pontos; b) morfossintaxe: 20 (vinte) pontos; c) pontuação: 20 (vinte) pontos; 8 d) conteúdo: 40 (quarenta) pontos. 6.8 Os quesitos para avaliação do conteúdo da prova dissertativa, no valor de 08 (oito) pontos cada, consistem em: a) pertinência ao tema proposto; b) argumentação coerente das ideias e informatividade; c) adequação do uso de articuladores; d) organização adequada de parágrafos; e) propriedade vocabular. 6.9 A prova dissertativa (redação) com mais de 30 (trinta) linhas e/ou menos de 120 (cento e vinte) palavras será penalizada com a perda de 05 (cinco) pontos por linha que passar, e de 01 (um) ponto por palavra que faltar. 6.10 Para cada erro verificado quanto aos quesitos de ortografia, morfossintaxe e pontuação na prova dissertativa (redação) será descontado um ponto, até o limite de 20 (vinte) pontos em cada quesito. 6.10.1 O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez. 6.11 A folha de resposta da prova dissertativa (redação) terá duas partes: uma destinada à identificação do candidato e outra para a realização do texto da redação. Nesta, não será permitida qualquer identificação do candidato, pois será repassada à comissão de correção, assegurando o sigilo do autor. 6.12 Será atribuída nota zero à prova dissertativa (redação): a) cujo conteúdo versar sobre tema diverso do estabelecido; b) que fuja da tipologia, tema e proposta da redação; c) considerada ilegível ou desenvolvida em forma de desenhos, números, versos, com espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos, bem como em códigos alheios à língua portuguesa escrita, ou em idioma diverso do Português; d) que não for redigida com caneta de tinta azul ou preta; e) cujo texto seja, no
...