De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos
Pesquisas Acadêmicas: De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ReRodrigues • 4/8/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.523 Palavras (15 Páginas) • 563 Visualizações
1 – SOLUÇÃO DO CASO:
PRIMEIRO DESAFIO – Gestão de projetos
De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos:
1 - Processos de Iniciação – autorização do projeto ou fase
2 - Processos de Planejamento – são processos iterativos de definição e refinamento de objetivos e seleção dos melhores caminhos para atingir os objetivos.
3 - Processos de Execução – execução dos planos do projeto: coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano
4 - Processos de Monitoramento e Controle – medição e monitoramento do desempenho do projeto. Garantem que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.
5 - Processos de Encerramento ou Finalização – aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.
Os grupos de processo são ligados pelos resultados que produzem: o resultado de um processo frequentemente é a entrada de outro. Os cinco grupos de processos possuem conjuntos de ações que levam o projeto adiante, em direção ao seu término.
Dentro dos cinco grupos de processos existiam duas categorias de processos: básicos e facilitadores. Esses termos foram eliminados para garantir que todos os processos de gerenciamento de projetos nos grupos de processos de gerenciamento de projetos tenham o mesmo nível de importância.
As atividades no caminho crítico são monitoradas ativamente quanto a deslizes, enquanto os deslizes nas atividades do caminho não crítico são verificados periodicamente.
Repetir os processos de iniciação antes da execução de cada fase é uma maneira de se avaliar se o projeto continua cumprindo as necessidades de negócio. Envolver as partes interessadas no projeto em cada uma das fases é uma maneira de aumentar as probabilidades de satisfação dos requisitos do cliente, além de servir para fazê-los sentirem-se envolvidos no projeto – o que muitas vezes é essencial para o sucesso do mesmo.
O gerente de projetos precisa monitorar e comunicar o desempenho do projeto. Os resultados do trabalho que estiverem abaixo de um nível de desempenho aceitável precisam ser ajustados com ações corretivas para que o projeto volte a estar em conformidade com as linhas de base de custo, prazo e escopo. A comunicação do desempenho do projeto é um dos principais elementos para o gerenciamento de projetos bem sucedido
As nove áreas de conhecimento do projeto são:
1- Gestão de Escopo – é o Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças.
2 - Gestão de Tempo - descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto.
3 - Gestão de Custo - descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do budget aprovado.
4 - Gestão de Qualidade - garante que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.
5 - Gestão de Recursos Humanos - descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
6 - Gestão de Comunicação - refere-se aos processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada.
7 - Gestão de Riscos - conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto.
8 - Gestão de Aquisição - planejar e realizar concorrência para compra de produtos e serviços e, administrar o contrato até seu encerramento.
9. Gestão de Integração do Projeto - processos que integram todas as áreas mencionadas. Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto.
SEGUNDO DESAFIO – Administração da Produção e Logística
As Variáveis que os administradores precisam levantar para tomar a decisão de localizar uma empresa e os métodos e técnicas de localização.
Essas variáveis são os principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas. Uma complementa a outra, sendo assim elas são influenciadas uma pela outra.
São cinco variáveis básicas da teoria geral da administração:
1 – Tarefas - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência
aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais. O importante é que as tarefas sejam cumpridas dentro de prazos estabelecidos. Para abreviar o tempo de execução uma tarefa e reduzir custos são feitos estudos da organização do trabalho que observam a empresa como um sitema fechado, mecânico, previsível. A regra é a produtividade.
2 – Estruturas - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações. Não apenas devem-se racionalizar as tarefas, mas também formalizá-las em documentos que definam com precisão o que deve ser feito e por quem, além de determinar a estrutura hierárquica da empresa.
3 – Pessoas - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações. Percebe-se que não basta atender às necessidades dos funcionários para melhorar seu desempenho, mas também integrar os objetivos organizacionais e individuais.
4 – Tecnologia - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional. O aspecto tecnológico na administração, tanto no âmbito pessoal (conhecimento, habilidades, competências) quanto no material (capital, matérias-primas, maquinário).
5 – Ambiente - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem. A aplicação de técnicas administrativas é dependente das condições do ambiente, que podem variar livremente ou não, dependendo da área de atuação da empresa.
Planejamento da Capacidade
Fatores
...