Defina o conceito de controle. Qual sua relação com a função de planejamento?
Por: anagabmaria • 9/8/2021 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
1) Defina o conceito de controle. Qual sua relação com a função de planejamento?
R- O controle é a função da administração que é responsável pelo monitoramento das ações realizadas em uma organização, de modo a avaliar o desempenho da execução do planejamento. Dessa forma, é possível analisar a eficiência das realizações dos objetivos organizacionais de acordo com as expectativas, isto é, conforme foi planejado. O controle e o planejamento se complementam, pois o ato de planejar define os objetivos da organização, enquanto o controle verifica se eles estão sendo realizados, além de apurar e até corrigir informações importantes que podem ser utilizadas no futuro para realização de novos planejamentos.
2) Quais as diferenças entre controle de mercado, de burocracia e de clã?
R- O controle de mercado utiliza ferramentas e critérios de mercado com objetivo de controlar as atividades da organização. Já o controle burocrático, utiliza-se de ferramentas administrativas e burocráticas de modo a avaliar e controlar seus funcionários, criando incentivos de um comportamento adequado e no padrão desejado. Por fim, o controle de clã confia nos relacionamentos informais e de valores culturais, com objetivo de regular o comportamento do funcionário e facilitar o alcance dos objetivos organizacionais.
3) Dê exemplos de controle preventivo, simultâneo e posterior em uma empresa.
R- Pode-se citar como exemplo de controle preventivo a exigência de uma lista de documentos a um determinado cliente, para que seja feita uma análise cadastral antes de fornecer algum tipo de limite para compra. Dessa forma, é possível verificar o relacionamento desse cliente em outras organizações de modo a diminuir o risco de problemas futuros. Já no controle simultâneo, há a supervisão direta e controles estatísticos do processo produtivo, como por exemplo um supervisor que acompanha diretamente o desempenho de um subordinado para garantir que ele está executando suas tarefas de maneira eficaz e o corrigindo sempre que houver erros. No controle posterior, pode-se utilizar como exemplo uma organização que estipula uma meta de clientes obtidos com parâmetros pré-estabelecidos. Nesse caso, será feita a comparação dos resultados obtidos posteriormente.
...