Definição de gestão
Artigo: Definição de gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujuliba • 26/11/2014 • Artigo • 584 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
A definição de administração é a tomada de decisões referentes aos objetivos e recursos para melhor conduzir ao objetivo final. Os recursos são as pessoas, informação, espaço, tempo, dinheiro entre outros.
Quando é referida a expressão tomada de decisões, quer dizer que ocorre um planejamento, organização, execução e direção e por fim o controle. Os recursos já foram mencionados acima e os objetivos são os resultados esperado do sistema.
Teoria x Prática
É de muita importância não somente na área do administrador como qualquer outra área a união da teoria e da prática, pois com a teoria o profissional está capacitado para entender os fatos relevantes de um determinado problema, possuindo técnicas e orientações necessárias para elaborar um procedimento para solucionar o mesmo. A prática torna o profissional mais experiente, fazendo com que ele simule cada situação e separe os casos para um estudo específico identificando com precisão e rapidez o melhor método de resolver o problema.
Como surgiu a administração?
O homem sempre se associou a outros para conseguir por meio da força conjunta atingir um determinado objetivo. Através desse conjunto se viu a necessidade de uma coordenação para trabalhar em eficiência e alcançar os objetivos em bem menos tempo.
A revolução industrial (1780 a 1860) foi o grande propulsor do capitalismo, pois surgiu a máquina a vapor fazendo com que o trabalho que antes era feita através do homem e de animais, fosse substituída pelas as maquinas a vapor, transformando o antigo artesão em um operário. Daí surgiram novas oportunidades de trabalho, acarretando um grande êxodo rural, ou seja, migração dos trabalhadores rurais para os centros urbanos.
Magno Monteiro Página 2
A administração surgiu em resposta de duas conseqüências provocadas pela revolução industrial:
O crescimento acelerado e desordenado das empresas fez com que existisse uma administração científica capaz de substituir a improvisação e o empirismo.
Uma grande necessidade de aumentar a eficiência e produtividade da empresa, devido a intensa concorrência e competição do mercado.
Os grandes pioneiros da administração moderna foram Frederick Winslow (1856- 1915) e Henri Fayol (1841-1925) que desenvolveram respectivamente a chamada Escola da Administração Científica e a Escola Clássica da Administração. Onde através deles surgiram:
Teoria da administração cientifica Teoria clássica da administração
Teoria das relações humanas
Teoria estruturalista
Teoria de sistemas
A administração se divide em três grandes eras, como mostra o quadro abaixo:
Era clássica (1900-1950) Início da industrialização
Poucas mudanças
Relações humanas
Era
...