Definição de recrutamento
Artigo: Definição de recrutamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fathima • 7/9/2014 • Artigo • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 171 Visualizações
DEFINIÇÃO DE RECRUTAMENTO
Ato ou efeito de recrutar recrutas, pois teve origem nos exércitos para capturar futuros soldados, e a captação de pessoas foi ampliada para o sistema de RH, em especial, ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal. Chiavenato propôs em 1983 que a seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo. Compreendemos a prática de recrutamento como as seguintes etapas: A) Recebimento da Vaga; B) Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento; C) Análise e triagem de currículos oriundos destas ações; D) Convocação de candidatos para processos seletivos.
FONTES E MEIOS DE RECRUTAR PESSOAS
Instituições de Ensino, sites, jornais, Ongs, Associações, igrejas, eventos, anúncios na porta da empresa, agência de emprego, consultoria de RH, indicação de candidatos, indicação de empresas parceiras, fornecedores, clientes, internet. Parece simples, mas está longe de ser práticas, as rotinas de um recrutador de pessoal. Recrutar é apenas uma parte, uma gama de comportamentos e processos que se reporta ao subsistema de Recrutamento e seleção de Pessoal. Ao iniciar um processo de recrutamento, sem atentar-se aos cuidados acima citados, é o mesmo que atropelar pequenos passos, que posteriormente, trarão como consequências, o comprometimento da qualidade. Se queremos escolher, selecionar, providenciar que determinados candidatos sejam alocados em determinados cargos, devemos ir além da troca de ofertas entre mercado de trabalho x mercado de mão - de - obra, devemos envolver parceiros, instituições, escolher estratégias, analisar cenários, perfis de vagas, perfis de candidatos, especificidades de regiões, àreas, campos, ciências, e assim por diante. Estar atento a estes cuidados, também se faz função de um recrutador de pessoal em Organizações do Trabalho.
RECEBIMENTO DE VAGAS
O trabalho de recrutamento inicia-se no momento em que se recebe a liberação da vaga, solicitação de pessoal, perfil profissiográfico ou afim. Embora a nomenclatura deste documento se diferencie de empresa para empresa, o objetivo é único: munir a divisão de recrutamento e seleção sobre os dados e critérios que servirão de base para aprovar currículos. Em algumas empresas, o RH atua como staff ou Consultoria Interna junto aos departamentos requisitantes no desenho do perfil de uma vaga. Em agências de emprego e Consultoria de RH, quando recebemos uma vaga, ligamos para os clientes para confirmar o recebimento e automaticamente, aproveitamos a contingência para esclarecer ou flexibilizar os requisitos para o desempenho de um cargo vago. Negligenciar quaisquer informações a respeito do perfil de um cargo é sinônimo de comprometer o recrutamento e, portanto, o processo seletivo como um todo.
Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento: na etapa de anúncios podemos proceder com três condutas: I) Recrutamento interno; II) Recrutamento Externo ou C) Recrutamento Misto.
Recrutamento Interno: Consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, focando o mercado de mão – de – obra interno, como por exemplo, um Tease, anúncio na copa, e-mail, comunicado formal ou semelhante, com o intuito de recrutar colaboradores de outros departamentos que tenham interesse em mudar de àrea a título de promoção, interesse profissional ou semelhante. A grande vantagem de um recrutamento interno é o baixo custo com fontes de recrutamento. A desvantagem, é que ingressamos em um circulo vicioso, ou como diríamos no senso comum, “cobre um santo e descobre outro”. Caso um colaborador venha ser aprovado para um processo de recrutamento e seleção interna, a vaga dele no seu antigo cargo, provavelmente abrirá junto ao subsistema de recrutamento e seleção de pessoal.
Recrutamento Externo: Consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto para o mercado de mão – de – obra externa à organização / empresa, como por exemplo, anúncios em jornais, contratação de agências de emprego, consultorias de RH e afins. As vantagens consistem em uma gama diversificada de perfis para proceder com seleção de pessoal e agilidade na captação de pessoas. As desvantagens são geralmente, custo e desmotivação de colaboradores internos ao não serem considerados para processos seletivos da empresa.
Recrutamento Misto: Consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto para o mercado de mão – de – obra interna e externa. As vantagens concentram uma flexibilidade de cenário e vantagens estratégicas mencionadas nos itens anteriores, bem como a flexibilidade para com as conseqüências negativas.
Análise e triagem de currículos
...