Definições e os tipos de planejamento
Pesquisas Acadêmicas: Definições e os tipos de planejamento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lineluiz • 28/9/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 5.757 Palavras (24 Páginas) • 379 Visualizações
DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO
Planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançar da melhor maneira possível.Trata se de um modelo teórico para a ação futura
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira, ou seja exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais.
Ele é utilizado e aplicado para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos
com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente.
O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento.
O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento.
O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:
2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguirem. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.
O Planejamento Estratégico é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa.
Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados
sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo.
O planejamento estratégico passa por varias etapas são elas;
* Determinar objetivos que quer dizer, onde queremos chegar, análise ambiental externa: (o que há no ambiente), ameaças ambientais ou oportunidades.
* Análise organizacional interna: o que temos na Europa, fragilidade externas.
* Formulação de alternativas: o que fazer onde queremos chegar vamos alcançar.
* Elaboração de planejamento: como fazer por em prática.
* Implementação e execução: como tornar em realidade usar do papel e por em execução.
* Avaliação dos resultados: como estamos indo, positivo, negativo o que fazer.
Os objetivos estratégicos são mais amplos do negocio, como por exemplo, lucratividade participação no mercado, imagem retorno do investimento.
2.2 PLANEJAMENTO TÁTICO:
Ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.
O Planejamento tático é a função administrativa que determina antes o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcançados, além disto, usa dos respeito às pessoas de raça ou cor para que as empresas ou seus departamentos a partir de certas hipóteses em respeito a realidade atual e futura.
O planejamento é uma técnica de mudança e inovação de uma das melhores maneiras de se introduzir dentro da empresa, de uma forma devidamente antecipada da programada.
Os planos táticos representam uma tentativa da empresa se integrar do processo decisório e alinhá-lo a estratégia empresarial.
Os objetivos do plano tático são específicos de cada unidade organizacional, como volume de produção e volume de vendas ou de compras, com as notas de despesas de cada departamento seja de custo, de produção, ou cobrança e tipo financeiro ou de outros.
2.3 PLANEJAMENTO OPERACIONAL:
Ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.
O Planejamento Operacional pode ser realizado como um sistema que começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático.
Ele desenvolve planos, procedimentos e proporciona informações no sentido de propidar meios e condições para aperfeiçoar e maximizar os resultados ou nível operacional do trabalho dentro da lógica de sistema fechado, para alcançar regularidade e certeza para que funcione com eficiência.
Os objetivos operacionais são limitados para cada cargo ou tarefa entre os quais aprimora o cliente quanto à quantidade de atendimento e tempo médio para a entrega e custo de cada produto.
Mostrar um plano de vendas, proporcionar lucro a empresa, incentivar o funcionário a dedicar mais planos de carreira, dar incentivos a brindes
...