Os tipos de planejamento
Tese: Os tipos de planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brlogist • 13/9/2013 • Tese • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 522 Visualizações
ETAPA 1
Planejamento
Planejamento representa a primeira função administrativa, pois é com ele que se tem a base exata pra todas as demais funções, significa não improvisar e nem dar sorte ao acaso, é fazer da melhor maneira possível na primeira vez e sem erros.
Podemos concluir que planejamento é lidar com futuro, ou seja, traçar detalhadamente os planos necessários para atingir os objetivos com o melhor curso de ação, menor esforço e custo.
Planejamento é ter organização, direção e controle, também define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.
O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros.
Podemos dizer que planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.
Na sequência de planejamento devemos definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivo e programar os planos de ação necessários.
Os tipos de planejamento:
Planejamento estratégico: é um projeto para o longo prazo, seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula (donos e diretores) e é voltado para eficácia da organização para alcançar seus objetivos globais e apresentar resultados.
Planejamento tático: é planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário (gerentes), cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Seu projeto é de médio prazo, geralmente anual, envolve cada departamento ou unidade da organização para abranger seus recursos específicos e atingir os objetivos departamentais.
Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular, é projetado para curto prazo, lidando com o cotidiano e com a rotina diária semanal ou mensal, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente o alcançar as metas específicas e é voltado para a eficiência, ou seja, fazer bem feito e corretamente.
No conceito de Roberto Shinyashiki planejamento é ver além do horizonte e criar a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças, é ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas, ele também afirma que um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte.
Para Paulo Barreto dos Santos, planejamento não é apenas trabalhar para ter uma renda e sim para encontrar um sentido em nossas vidas, é ser um profissional do futuro conectado as mudanças dessa
globalização que muda e evolui a cada dia, pois as empresas exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.
Conclusão
Podemos concluir que planejamento é o estudo sistemático de passado, presente e futuro para se organizar e executar metas traçadas para atingir todos os objetivos, o planejamento é aplicado nas organizações empresariais mais fará grande diferença se o fizermos em nossas vidas.
Fontes:
Livro: PLT 302 Idalberto Chiavenato;
Veja o futuro antes dos outros, prof. Roberto Shinyashiki;
O desafio do administrador do futuro, prof. Paulo Barreto dos Santos;
ETAPA 2
Rede Cultural Beija-Flor
A Rede Cultural Beija-Flor é uma (ONG) Organização Não Governamental, sem fins lucrativos.
Gregory Smith é o Presidente e Fundador da (RCBF) Rede Cultural Beija-Flor.
A ONG Beija-Flor tem a sua sede em Diadema SP, tendo também um local de visita em Itaiaem, onde é realizadas atividades junto com a Aldeia Guarani Tangará, uma comunidade indígena que reside em Itaiaem.
Dia após dia ambos buscam a identidade e a valorização das raízes brasileiras. Educadores, Multiplicadores e Coordenadores fazem um intercambio de ideias e possibilidades em prol de tirar as crianças carentes das ruas, e através de atividades como culturais, sócias, educacionais e ambientais, formar essas crianças para serem pessoas consciente do que é preciso fazer para tornar o mundo melhor.
Como o meu grupo pode ajudar essa ONG?
A ONG (RCBF) Rede Cultural Beija-Flor, aceita doações de todos. Mais isso não quer dizer que seja só financeiramente. A doação do seu tempo, da sua atenção ou até passar um conhecimento, também é valida.
O grupo que consiste em sete pessoas. São elas: Nikolas Amaral, Carlos Cesar, Valdiney Tavares, Damião Mendes, Marcelo Cesar, Gilson Rocha, Gerson Eduardo e Guilherme Meletti.
Fazer uma campanha em seu bairro, passando aos seus vizinhos a importância de todos colaborarem com o nosso projeto.
O intuito de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, livros infantis e coleta de materiais recicláveis.
A arrecadação iniciara no inicio de setembro e o terminara no final de outubro. Após a junção de todos os recursos coletados em um só local, teremos uma semana para encontrarmos patrocínio.
Tendo a conclusão da semana será entregue os itens arrecadados na sede de Diadema.
Uma reunião junto aos membros da ONG Beija-Flor será realizada com o assunto principal: Um dia para que o nosso grupo e amigos pudesse comparecer a ONG e realizar atividades recreativas.
Por Exemplo
Ter um dia para atividades esportivas como o futebol, Vôlei e outras brincadeiras infantil sendo pular corda, ler historias, amarelinha e etc.
Essas atividades têm cem por sento de aceitação das crianças, não exige custos financeiros altos. As crianças estarão em local seguro fora das ruas e acompanhadas de atenção e carinho de colaboradores.
A data de execução desse dia de atividades esportivas ainda não esta definida, mas a previsão é que seja no final de novembro.
...