Definições e tipos de planejamento
Trabalho acadêmico: Definições e tipos de planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JHONLIKEDAV • 12/9/2013 • Trabalho acadêmico • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 457 Visualizações
Introdução
Nos dias de hoje, sabemos que as empresas não podem depender da sorte ou improvisação, no que diz respeito à administração, o que reflete em todas as outras áreas de uma empresa. Para isso contamos com uma ferramenta chamada “ Planejamento” .
De acordo com Chiavenato, o fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas sim reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvida .
Para termos maior clareza sobre o assunto, veremos a seguir, o que é, e quais são os tipos de planejamentos que podem ser usados para agregar maior valor à uma empresa.
1.Definições e tipos de planejamento
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as outras funções, como organização, direção e controle. Portanto, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para atingi – los da melhor maneira possível.
1.1 Tipos de planejamento
Vemos que o planejamento é elaborado por diferentes níveis organizacionais, existindo assim uma hierarquia de planos, que são divididos em três diferentes níveis de planejamento: Planejamento estratégico, Planejamento Tático e Planejamento operacional.
Vejamos um pouco sobre eles:
1.2 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico a curto modo é o planejamento mais longo e envolvente, que abrange toda a organização. É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de ações que afetam ou deveriam afetara empresa toda por longos períodos. Envolve prazos mais longos, é mais abrangente e discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais altos da empresa.
Para ser desenvolvido, o planejamento estratégico é dividido em sete etapas:
• Determinação dos objetivos – Pretensão ou propósitos da empresa ( Onde queremos chegar) ;
• Análise ambiental externa – É através desta que a empresa conhece seu ambiente externo e o que nele ocorre ( O que há no ambiente );
• Análise organizacional interna – Examinação de todos os recursos disponíveis, sejam eles financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos ( O que temos na empresa );
• Formulação de alternativas – É analisado as oportunidades que existem à partir das análises externas e internas feitas anteriormente ( O que fazer ) ;
• Elaboração do planejamento - É analisado a maneira de como a estratégia será colocada em ação ( Como fazer );
• Implementação e Execução – É a etapa que o administrador leva adiante para conseguir a realização dos planos estabelecidos ( Como tornar realidade ) ;
• Avaliação dos resultados – Através de uma ação sistêmica e integrada, requer um intenso acompanhamento dos resultados, e se houver necessidade, seja aplicado métodos de correção ( Como estamos indo ) .
1.3 Planejamento Tático
O planejamento tático diz respeito ao nível intermediário da organização, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da organização, e realizado à médio prazo.
Para ser desenvolvido, o planejamento tático é dividido em alguns elementos, vejamos:
• Tomador de decisão – Indivíduo ou grupo faz (em ) uma escolha através dos cursos de ação disponíveis;
• Objetivos – Onde se pretende chegar por meio de suas ações;
• Sistemas de valores – Critérios de preferência que é usado para fazer sua escolha;
• Cursos de ação – Diferentes sequências de ação que se pode escolher;
• Estados da natureza – Aspectos do ambiente á volta do tomador de decisão , e que afetam sua escolha de curso de ação.
• Consequências – Fatores resultantes de um determinado curso de ação e de um determinado estado da natureza.
1.4 Planejamento Operacional
O planejamento operacional é voltado basicamente com “ o que fazer “ e com “ como fazer “, no nível em que as tarefas são executadas. Seu foco é a otimização e maximização de resultados, para que estes sejam satisfatórios. Assim, podemos concluir que é um plano de ação à curto prazo.
Os planos operacionais podem ser classificados da seguinte maneira:
• Procedimentos – São planos relacionados com métodos; Sistema seqüencial que descreve como uma determinada tarefa deve ser realizada, com o objetivo de realizar um programa;
• Orçamentos – Planos relacionados com dinheiro, como fluxo de caixa, orçamentos departamentais de despesas, encargos sociais referente aos empregados, reparos de manutenção de maquinas e equipamentos, etc;
• Programas ou Programações – Planos relacionados com o tempo como atividades a serem executadas e o tempo que levará;
• Regulamentos – Planos relacionados com comportamentos, em geral salientam o que as pessoas devem ou não fazer em determinadas situações.
Enfim, vimos que tudo gira em torno de planejamento, seja o que for, é necessário planejar para poder alcançar resultados positivos.
Como referência de alguns outros autores, tudo nos mostra que planejar é extremamente preciso, como diz LACONBE; HEILBORN, 2003, p. 162
“Planejamento pode ser visto como (a) a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado ou como (b) a determinação consciente de cursos de ação, isto é, de rumos. Ele engloba decisões, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.”
E é o que fala também BATEMAN & SNELL, 1998
“Planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades
...