Definições e tipos de planejamento
Pesquisas Acadêmicas: Definições e tipos de planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reginarodrihu • 4/4/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 4.870 Palavras (20 Páginas) • 237 Visualizações
INTRODUÇÃO
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
ETAPA 1 – PASSO 1- DEFINIÇÕES E TIPOS DE PLANEJAMENTO
1.1 -Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é elaborado nos níveis hierárquicos da organização. Seus objetivos é a elaboração de metas a serem cumpridas a longo prazo, com a intenção de se manter competitivo no mercado, sendo um processo contínuo, onde os níveis hierárquicos tomam decisões.
Etapas do planejamento estratégico.
1-Definição dos objetivos.
2-Análise ambiental externa.
3-Análise organizacional interna.
4-Formação de alternativas .
5-Elaboração de planejamento.
6-Implementação e execução.
7-Avaliação de resultados.
1.2 - Planejamento Tático
O planejamento tático é intermediário do planejamento estratégico e operacional.
É uma função administrativa é desenvolvida nos departamentos ou unidades de negócio da empresa,são objetivos de médio prazo. Sendo um processo permanente e contínuo, voltado para o futuro, o planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão.
Seleciona várias alternativas disponíveis, é sistêmico, interativo, é uma técnica de alocação de recursos, cíclica.
É também uma técnica de coordenação, de mudança e de inovação.
1.3 - Planejamento Operacional
É um sistema fechado, preocupa-se com as tarefas realizadas nos cotidiano, o enfoque do planejamento operacional é a otimização e maximização de resultados. Seus objetivos específicos de são de curto prazo.
O planejamento operacional coloca em prática os planos elaborados no planejamento estratégico e tático, é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência.
Tipos de planos operacionais
1-Procedimentos: métodos;
2-Orçamento: dinheiro;
3-Programações: tempo;
4-Regulamentos: comportamento pessoal, regras a serem seguidas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial e, conseqüentemente, profissional.
Um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.
A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.
Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças.
O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é conseqüência do presente.
“Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio),
“Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss).
“O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”. (FRIEDMAN, 1960)
Planejamento é o esforço para dirimir o caos que se instala quando inúmeras atividades concorrem na realização de um intento.
Planejamento é um conjunto de intenções necessárias e suficientes para o atingimento de um propósito.
O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer. . .
O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas.
Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer.
O planejamento não é uma iniciativa onde pretende-se acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos decorrentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ghallab, M., Nau, D. S., and Traverso, P. (2004). Automated Planning: Theory and Practice.
ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 144p.
BARBALHO, C. R. S.; BERAQUET, V. S. M. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo: Polis/APB, 1995. 69p. (Coleção Palavra-Chave, 5)
CHIAVENATO, Idalberto. Administração : teoria, processo e prática. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
WEB ARTIGOS. Níveis de Planejamento. Disponível em: www.webartigos.com/artigos/níveis-de-planejamento/16808. Acesso em: 20 mar. 2012
CIDADE MARKETING. Objetivos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Disponível em: www.cidademarketing.com.br/2009/ar/33/objetivos-estratégicos-tticos-e-operacionais. Acesso em: 20 mar. 2012
ETAPA 1 –
...