Definições (o que é) e tipos de planejamento
Tese: Definições (o que é) e tipos de planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juanbarretos2 • 26/5/2014 • Tese • 1.283 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
1 - As definições ( o que é ) e os tipos de Planejamento.
O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:
Planejamento estratégico: ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguirem. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.
Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio) , que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.
Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.
1.1 - Faça uma pesquisa comparativa destas definições, confrontando com o que apresenta outras duas fontes bibliográficas de Administração, disponíveis nabiblioteca de sua unidade.
Livro: Teoria Geral da Administração - Antonio Cesar Amaru Maximiano ( sexta edição)
• Para Maximiano todos os planejamentos passam por três passos, primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; segundo: processamento dos dados de entrada, transforma informações para produzir novas informações; terceiro: preparação de um plano (idéias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente, o Plano Funcionais também chamados de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e financias e o Plano Operacionais que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetos estratégicos ou funcionais.
Comparação: no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento, já referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, para atingir a conclusão do planejamento precisa-se seguir todas as etapas e muda também os nomes dos níveis de planejamento. No PLT o planejamento é mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro já no livro de Maximiano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor.
Livro: Administrando em Tempos de GrandesMudanças – Peter F. Drucker
• Para Drucker o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probilidades. Eles são criados pelos executivos tomam decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. As durações desses compromissos estão crescendo sem parar em : estratégias e tecnologia, marketing, manufatura, desenvolvimento de funcionário. Ao fazer o planejamento deve ser perguntar “ O que é mais provável que aconteça? “ e “ O que já aconteceu que irá criar no futuro? “
Comparação: no livro PLT existem três níveis diferente de fazer um planejamento e três cargos diferentes que os produzem, já o planejamento para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimento do passado, presente e futuro, existindo apenas um maneira de planejar.
CONSIDERÇÕES FINAIS
De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos o verdadeiro empresário busca manter o foco, isso requer planejamento. Ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.
O planejamento ocorre em todas as dimensões da atividade humana, quer no plano pessoal onde se reveste de considerável relevância, ou na dimensão organizacional onde, se torna indispensável dada a magnitude, complexidade e riscos envolvidos.
Ao se planejar ocorre umajunção de coisas necessárias e suficientes para se atingir objetivos.
O professor Roberto Shinyashiki mostra em seu texto que um empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar o que está escondido nas entrelinhas e se antecipar, se tornando um verdadeiro empreendedor.
A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta
...