Demonstrações Financeiras
Por: suellenbispo • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
MATERIAIS DIRETOS – capitulo 10
As matérias-primas, os componentes adquiridos prontos, as embalagens e os outros materiais diretos utilizados no processo de produção são apropriados aos produtos ou serviços por seu valor histórico de aquisição.
O QUE INTEGRA O VALOR DOS MATERIAIS:
Integram seu valor todos os gastos suportados ou incorridos até sua utilização; imposto de importação, fretes, seguros, embalagens, alguns gastos que normalmente são internos, são classificados como custos indiretos e será rateado aos produtos, como armazenagem, recepção, compras, manuseio, etc.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS MATERIAIS:
• Preço Médio Ponderado Móvel: (atualiza seu preço médio a cada aquisição).
• Preço Médio Ponderado Fixo: (compras totais do período, dividido pela quantidade produzida).
• PEPS: (primeiro que entra é o primeiro que sai).
• UEPS: (ultimo a entrar é o primeiro a sair).
TRATAMENTO CONTÁBIL DAS PERDAS DE MATERIAIS:
As perdas normais integram o custo dos produtos, problemas de corte, tratamento térmico, evaporação, por serem inerentes a tecnologia da produção, se entrar com 10.000 Kg de materiais, mas são aproveitados 9.300 Kg, será apropriado o valor total de 10.000 Kg.
As perdas anormais (aleatórias e involuntárias) não são incluídas nos custos da produção, são apropriadas diretamente no resultado, no exemplo acima, os produtos elaborados arcariam com o custo relativo aos 9.300 Kg.
TRATAMENTO CONTÁBIL DOS SUBPRODUTOS E DAS SUCATAS:
Os Subprodutos têm sua receita considerada como redução do custo dos produtos: lançamento contábil: Débito: Estoque de subprodutos
Crédito: Custos de Produção.
As Sucatas são consideradas como receitas extraordinárias (Outras Receitas Operacionais) não recebem e nem diminuem os custos de produção.
IMPÓSTOS NA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS: IPI E ICMS:
1ª Situação: Tem isenção ou suspensão na venda do produto acabado, mas tem nas compras de matérias-primas, acaba tendo um acréscimo no material adquirido.
2ª Situação: que é a mais normal, a empresa paga IPI e ICMS na compra de seus materiais e também tem seus produtos tributados
...