Desafiando Negócios para se Tornar a Vanguarda do Progresso Social no Brasil
Por: plucaas • 26/10/2020 • Resenha • 802 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS
Resenha Crítica de Caso
Pedro Lucas Batista de Lima
Trabalho da disciplina Economia e Finanças para Gestores
Tutor: Prof. Ronald Paschoal
Mossoró/RN
2020
O instituto Ethos (A): Desafiando Negócios para se Tornar a Vanguarda do Progresso Social no Brasil
O artigo em estudo foi escrito com intuito de relatar o desenvolvimento do instituto Ethos no Brasil. O instituto consisti em reunir grupos de empresários que apoiam a aplicação da responsabilidade social, sustentável e econômica perante a sociedade, trazendo benefícios para ambas as partes. Para isso, a Ethos incentiva alguns tipos de mudanças culturais nas organizações, implementando políticas novas de sustentabilidade social e atividades inovadoras.
O instituto Ethos foi idealizado por Oded Grajew, empresário social esquerdista autoproclamado, dono de uma empresa brasileira de brinquedos. Até chegar a sua fundação, Grajew acompanhou de perto os movimentos de RSE americanos e europeus, analisando os pontos mais importantes que ajudaria o contexto social nas empresas brasileiras. Porém, Grajew tinha planos maiores para esse movimento, visto que, o Brasil se encontrava em um momento crítico em relação aos problemas sociais e econômicos pós regime militar. Para isso, a Ethos não era só responsável por movimentar as doações de filantropia, mas incentivar as empresas a agregarem valores sociais responsáveis, como: responsabilidade social na administração básica, proteção do meio ambiente, evitar subornos, impedir o trabalho infantil e estimular o respeito com base na raça, gênero ou preferência social.
Pensando na diminuição dos impactos negativos ambientais e sociais, o instituto propõe aperfeiçoar algumas práticas dentro das organizações através de mudanças em suas gestões, onde consiste em: procedimentos produtivos com transparência, comprometimento com órgãos públicos, reconhecimento dos resultados e ações da empresa, contratação de talentos e aumento motivacional dos colaboradores. Assim, partindo desses princípios básicos de coletividade e respeito a sociedade, espera-se que com os resultados agreguem mais valor as suas marcas.
Segundo relatos dos autores, as sociedades civis, como instituições, entidades e as ONGs estão cada vez mais preocupadas com as boas práticas relacionadas a gestão das empresas. Essa desempenho aparece devido o sentimento de responsabilidade social compartilhada, ou seja, um sentimento que é sob responsabilidade de todos. O instituto Ethos tem como objetivo defender a responsabilidade social e a sustentabilidade. Isso acontece devido as empresas estarem se preocupando cada vez com questões sociais e ambientas, tendo em vista que o governo vem dando cada vez mais apoio aos direitos humanos nas empresas, pensando sempre na comunidade trabalhista que forma as organizações.
...