Desafio empreendorismo
Por: Fabiano Aparecido • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO – SIDROLÂNDIA/MS
ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
FABIANO APARECIDO DA SILVA
RA: 8516901656
TUTOR.: RITA DE CÁSSIA
GRAVADORA X ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES
Perfil dos Oponentes
Associação de Moradores do Bairro
O senhor Carlos Henrique, líder da Associação de Moradores do Bairro, é formado em administração e luta para que a construção da gravadora seja impedida. O mesmo alega que haverá perturbação de ordem pública ocasionando em barulhos, na segurança do bairro e na infraestrutura com relação ao trânsito. Porém, o bairro é de público conservador, preza a tranquilidade pois a maioria seriam pessoas de terceira idade. Carlos ainda diz que dificilmente mudará sua ideia e acredita que o bairro não precisa de progresso vindo deste tipo de empreendimento.
A Gravadora
Jorge Andrade é o representante de uma conceituada gravadora de música, é estrategista de negócios, tem experiência em negociar em meio a conflitos. Seu objetivo é a liberação do empreendimento para instalar uma filial da gravadora cuja trabalha no bairro. O mesmo alega que o progresso é inevitável, e para negociar diz que a gravadora pode trazer melhorias para o bairro, desde que, a negociação possa beneficiar a todos.
Habilidades Essenciais dos Negociadores
Mapeamento – Gravadora
Jorge Andrade, gerente de negociações, tem características pensamento/extroversão, usará de sua visão empreendedora para defender a vinda do progresso para o bairro e a expansão dos negócios, afim de uma negociação amigável, sem prejuízos para a população envolvida no caso.
Pelo modelo padrão, o negociador tem perfil confrontador, resulta da combinação entre impulso para a confiança e impulso para o controle, onde apesar de ter um ponto contrário, é favorável a criação da montadora no bairro, amistoso e colaborativo, explanando os prós do projeto e confiando na mudança de postura dos moradores do bairro.
A gravadora se encaixa neste estilo, pois esta sujeita a negociar, procurar melhoria para ambas as partes, está disposta a incluir a associação de moradores como parceria e procurar a equidade: contestam as questões e trabalham mutuamente para chegar a um acordo.
O modo de tratamento do negociador é o ideal, expõe pontos fortes do projeto e defende as críticas dadas pela associação, mas sem ser agressivo, dando margem a respostas e definindo limites na negociação e eliminando itens desnecessários, com o problema do barulho.
Mapeamento – Associação de Moradores
O senhor Carlos Henrique, não aceita e está com receio da Construção da Gravadora de Música, ele é intuitivo, prefere o recolhimento e tranquilidade e tem uma visão abrangente da comunidade, conhecendo as características dos outros moradores, são muito conservadores. Usará reuniões com os moradores do bairro para defender a ideia de que a gravadora não trará benefícios para o bairro, sendo este de classe média, com cinco anos de formação, ainda com melhorias a serem conquistadas, localizado as margens de uma rodovia estadual, maioria dos moradores são de 3º idade.
Segundo o modelo de Jung, os moradores do bairro, adotam um modelo restritivo, onde pensam em seus próprios interesses sem levar em consideração as necessidades da gravadora. Em defesa de seus interesses eles se apoiam em questões fundamentais sem embasamento, pois os pontos negativos da gravadora são irrisórios se em consideração aos benefícios, onde no caso eles usam um representante em defesa de seus interesses e tentam rebaixar as vantagem da gravadora afim de conseguir barrar sua instalação.
Gráfico Modelo de Jung.
[pic 2]
Analise da Situação e Planejamento
Principais pontos a serem negociados – Gravadora
- Infraestrutura – O trânsito será investido em sinalizações e faróis, assim como negociará com a Prefeitura a possibilidade de uma obra de retorno junto a rodovia.
- Barulho - A gravadora possui uma tecnologia de ponta (aprova de som), convidará os moradores para uma visitar na Matriz para constatar a tecnologia anunciada.
- Segurança – Fará uma participação à Associação a colocação de câmeras de segurança e também vigilância diurna e noturna.
Principais pontos a serem negociados – Associação de Moradores
Negociará com a gravadora ao se instalar terá que contribuir nas necessidade do bairro como iluminação, segurança e outros meios.
Análise da situação – Gravadora
A Gravadora insiste em montar sua empresa no local pelo fato de estarem de acordo com os padrões requisitados. E as propostas da empresa são as melhores possíveis, e quer manter uma relação amigável com os moradores, para adquirir confiança e para acalmar as irritações e assim se chegar a um consenso e para isso quer introduzir algumas propostas para aplicar a infraestrutura da localidade assim como estar dentro dos padrões exigidos de segurança e de respeito para como os moradores locais.
...