TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Empreendorismo

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE SANTA BARBARA DO SUL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

EMPREENDEDORISMO E COPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CLARISSA FLAIBAN MEDEIROS – RA 1709135731

DESAFIO PROFISSIONAL: RESTAURANTE SMAK

 Panambi, Abril de 2015.

INTRODUÇÃO

A cada dia surgem mais e mais novos negócios no mundo inteiro, vivemos a era empreendedora. Ainda assim a mudança é constante, não estamos perto da perfeição e isso nos proporciona descobrir cada vez mais o quanto ainda podemos inovar.

Mesmo uma pequena empresa pode obter sucesso e crescimento constante se comprometer-se a inovar e buscar sempre melhorar seus produtos e serviços conforme a necessidades dos seus clientes. Isso é possível quando o administrador conhece a fundo seus objetivos e possibilidades, para isso existem ferramentas de auxilio e estudos comprovados sobre como fazer, quando fazer e por que fazer.

O Plano de Negócios é uma destas ferramentas que auxilia os empreendedores a desvendarem o caminho do sucesso a satisfazerem o mercado conforme sua demanda ou até desenvolver novos serviços e produtos que complementam as opções já existentes.

Neste trabalho a seguir, será apresentado formas e possibilidades de ajuste para pequenas empresas que necessitam recuperar seus lucros e estima no mercado atual.


1. ALGUNS FATORES QUE LEVAM PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS AO INSUCESSO

O Brasil é o país da criatividade, com ela muitos novos negócios surgem a cada dia. Mas poucos se sustentam, de acordo com dados do Sebrae três em cada dez empresas fecham as portas em apenas dois anos de atividades.

A maioria dos brasileiros adoraria ser patrão de si mesmo. E é este fator que faz do nosso povo um exemplo de empreendedorismo, nossa criatividade é aguçada na crise. Porém o sucesso depende do quanto estamos preparados para gerir nosso próprio negócio.  O bom desempenho de um administrador além de talento depende de sua formação que permite a atuação em diversos setores dentro da empresa. Conhecer a empresa, seus meios, riscos e possibilidades é fundamental para alicerça-la preparando-a para momentos difíceis.

Sem conhecimento é impossível planejar e esta é a palavra de ordem, tendência nos discursos e textos sobre Administração e Empreendedorismo nas rodas atuais. A falta de planejamento faz com que o gestor seja pego de surpresa pelos percalços inerentes ao negócio, Chér (1991) se refere a falta de informação e conhecimento prévio que ocasiona falta de competência administrativa como um dos fatores responsáveis pela mortalidade de um pequeno negócio. Na maioria das vezes o que se percebe são atitudes impulsivas e irresponsáveis com relação à pesquisa de mercado, forma de concepção de crédito e preparação, que fazem parte do planejamento do negócio.

Geralmente quando o indivíduo decide criar seu negócio começa com muito otimismo e uma ideia, este é um bom começo, mas o que acontece é a ilusão de que seu negócio vai decolar de forma satisfatória e regular, o que acaba não acontecendo, pois o empreendedor perde o senso de realidade, levado por seu otimismo, como citado por Chiavenato (2008, p. 15), "nos novos negócios, a mortalidade prematura é elevadíssima, pois os riscos são inúmeros e os perigos não faltam." Arriscar tudo sem o devido cuidado e preparação pode desencadear um estresse e considerável frustração que leve o empreendedor a desistir de sua empresa. Este fato vem corroborar com a falta do Plano de Negócio.

Nenhum caminho é cem por cento seguro, depende de cada situação, por isso uma análise prévia dos fatores externos e internos são estritamente necessários para a saúde financeira da empresa. Saber o que se pode fazer ou não com o capital nela gerado é um passo importante para manter o sucesso. Muitas vezes o CPF e o CNPJ se confundem e as contas da empresa e despesas do proprietário se misturam, esta atitude prejudica o controle financeiro e dependendo do regime tributário definido gera um aumento de gastos com impostos. Isso é resultado da falta de conhecimento.

Ainda poderia citar como item para o fracasso de um pequeno negócio a falta de controle financeiro, o desconhecimento do produto, a falta de diferencial no atendimento, a falta de investimento, deficiência na inovação entre outros fatores que contribuem para o insucesso, mas pode se perceber que a falta de preparação e planejamento são as mais enfáticas e abrangentes.

O principal fator para superar estas dificuldades é manter o espírito empreendedor. É importante buscar motivação diária para desempenhar uma gestão de sucesso na pequena empresa. Ainda que as dificuldades apareçam pode-se buscar soluções e estudar novos meios para se manter. O mercado cenário comercial muda constantemente, perceber estas mudanças e preparar-se para elas ainda é o melhor passo. Nos espelhamos no sucesso e aprendemos com o fracasso.

2. O BENEFICIO DO PLANO DE NEGOCIO NA GESTÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA

O Plano de Negócio é uma rica ferramenta usada pelo empreendedor que deseja ter sucesso e antecipar situações que possam dificultar a ascensão de sua empresa. Segundo Dornelas (2011; p. 7) O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro.” Um bom plano de negócios deve mostrar o potencial da equipe, as possibilidades do mercado e uma ideia inovadora, gerando um negócio economicamente viável, com projeções financeiras realistas.

 Como citado no item anterior, as pequenas e médias empresas enfrentam grandes dificuldades e até sofrem extinção quando não planejam seu negócio, passando por percalços que podem ser evitados, ou até consertados dependendo da situação em que se encontram, caso a empresa não seja nova e já esteja em andamento. Podemos ver a seguir itens que fazem parte do Plano de Negócios e seus benefícios para a gestão, começando pela sua estrutura básica: capa; sumário; sumário executivo; descrição da empresa; produtos e serviços; mercados e competidores; marketing e vendas; análise estratégica; plano financeiro e anexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (369.8 Kb)   docx (153.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com