Desafios da Docência no Contexto Atual
Por: Keila Cristina dos Santos • 10/7/2020 • Dissertação • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 501 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Curso: Licenciatura em Computação
Avaliação: Desafios da docência no contexto atual
Alunos:
Antônio Marcos
Keila Cristina Santos
Patrícia Carvalho de Morais
Professora:
Naíma Paula Salgado Chaves
Desafios da docência no contexto atual
Entrevista com Professora:
Escola em que leciona:
- Qual é a importância do papel do professor para a mudança social?
- O que você consideraria como indispensável para formação de um professor?
- Como você tem usado, ou como você vai usar, a tecnologia na sala de aula?
- Ao planejar suas aulas, você considera importante a preparação do seu aluno para o mercado de trabalho? Acredita que esta seja uma das funções da escola?
- Quanto às necessidades de mudança, ou transformação nos processos que envolvem a escola e os discentes, o que proporia?
- Celular na aula: sim ou não?
- Das experiências que presenciou no campo da educação, qual delas considera mais significativa no seu trabalho?
- Há como ser professor no Brasil e manter a sanidade?
Quando fala-se em função social seja do professor ou de qualquer ator dentro do meio temos que levar em conta, também, aspectos como por exemplo, atitudes e valores, além da ética.
Atitude, dentro do contexto do ensino, mas podendo se estender à vida cotidiana como um todo, temos que, segundo Trilo (2000, p.26) atitude é algo interno que se manifesta através de um estado mental e emocional, e que não tem como ser realizadas medições para avaliação de desempenho e não está exposto de forma que possam ser visualizados de maneira clara. É importante e pertinente ao tema saber sobre o assunto pois sabe-se que o professor é a ponte de ligação entre a escola e o aluno e acaba encontrando, no meio do processo ensino aprendizagem, choques pois a atitude e os valores vareiam de acordo com a diversidade cultural, tanto por parte do meio do aluno quanto do professor, e nos dias de hoje é muito comum ouvir frases como “... ele é uma pessoa de atitude...” ou “... não vejo atitude nele...” por isso a pertinência em se saber sobre atitude.
Ou o professor terá atitude, ou não, e isso vai influenciar diretamente no processo ensino aprendizagem pois a atitude fortalecerá a construção dos valores, e esta vai se desenvolver na criança logo na primeira infância em diante e contará, além da família e dos amigos, contará de forma mais expressiva com o professor, pois este será visto com exemplo, e suas atitudes serão impressas nesta criança com maior ou menor intensidade dependendo das atitudes do professor, não deixando de lado o que cabe os pais, que com certeza serão mais importante na criança dentro do processo. Então, provavelmente, boas atitudes direcionarão à bons valores e más atitudes a mal valores, lembrando que as crianças imitam os comportamentos a sua volta, e a escola e o professor deterá uma boa fatia do tempo de vida dessa criança em um estágio propício pois esta estará aberta a novos aprendizados, e, segundo Trillo (2000, p.35) as crianças imitam os comportamentos em sua volta, de maneira que são estimuladas através de exemplos de atitudes positivas, o que proporciona a auto estima.
Outro aspecto muito importante na “função social do professor” é a ética, pois esta será de suma importância dentro do processo de ensino e também influenciará tanto na qualidade do ensino quanto do tempo de vida do aluno dentro do ambiente escolar, podendo levar, este, para o resto da vida em suas impressões básicas. De acordo com Johann (2009, p.19) a ética é um fator primordial na educação, pois já é parte do princípio da existência humana. [...] Se a educação inclui a ética como uma condição para que ela se construa de acordo com a sua tarefa primordial, antes de tudo, buscaremos compreender o que se entende por educar e de que tarefa se trata aqui. Para explicitar o conceito de educação que assumimos ao relacioná-la com a ética, começaremos por contextualizar a existência humana, razão da emergência do fenômeno educativo e das exigências éticas [...]
Compreender que uma das possíveis funções sociais do professor é justamente ajudar ao aluno na compreensão da ética, de valores, situando-o dentro do seu contexto, da sua realidade e do meio que convive, levando-o a compreender o melhor que se pode abstrair em relação à valores que a sociedade entende como “boas” e a ética como compreensão coletiva em prol desta mesma sociedade levando em conta a sua diversidade.
Referências Bibliográficas
TRILLO, Felipe (2000) “Atitudes e Valores do Ensino”, Lisboa. Editora Piaget.
...