Determinação do perfil dos profissionais no campo dos recursos humanos necessários no atual mercado de trabalho
Trabalho acadêmico: Determinação do perfil dos profissionais no campo dos recursos humanos necessários no atual mercado de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edydi • 23/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 534 Visualizações
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo identificar o perfil do profissional da área de Recursos Humanos exigidos pelo mercado atual de trabalho e as tendências em Gestão de Recursos Humanos. Com a valorização cada vez maior do capital humano tem mudado a gestão das empresas. Reter talentos e promover o sucesso de um empreendimento é preciso ter um excelente quadro de funcionários e esse é o desafio dos gestores de Recursos Humanos.
Palavras-chave: Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Pessoas. Estratégia.
1 INTRODUÇÃO
A área de Recursos Humanos deixou de ser apenas departamento de pessoal para se tornar um personagem principal de transformação dentro da organização, tem a responsabilidade de gerir o trabalho dos colaboradores, mediando a relação entre empregador e empregado por meio de seus conhecimentos.
O artigo fala sobre o perfil do gestor de Recursos Humanos e apresenta as mudanças ocorridas na Gestão de Recursos Humanos, pois estes profissionais vêm sendo valorizados e considerados estratégicos para as empresas.
Os gestores de Recursos Humanos devem atentar-se aos fatores que influenciam as organizações, buscando desenvolver as competências que os credenciam a participar das decisões estratégicas e a enfrentarem os constantes desafios impostos pelas mudanças contextuais.
2 RECURSOS HUMANOS
A importância da área de (RH) Recursos Humanos cresceu muito nos últimos anos, não basta encontrar o pessoal certo e administrar seus direitos e deveres dentro da empresa, é preciso ficar atento aos anseios pessoais e ao ambiente social dentro da organização. São responsáveis por inserir programas de qualidade de vida no trabalho, organizando ações de informação e políticas de incentivos financeiros e de bem-estar.
2.1 Perfil do profissional de Recursos Humanos
“Atuar em Recursos Humanos exige mais do que habilidade em lidar com pessoas. É preciso visão ampla de negócios, pensamentos estratégico e capacidade de liderança” ( Caroline Pastore).
Antes era necessário apenas conhecer os processos burocráticos como, folha de pagamento e recrutamento e seleção, atualmente tem que pensar de forma estratégica, propor soluções que gere vantagens competitivas no mercado de trabalho e auxiliar os funcionários para que cumpram as metas estabelecidas. Para isso é necessário ter uma visão sistêmica, trabalhar em equipe, ter ética e respeito frente às diversidades culturais para um bom relacionamento interpessoal, planejamento, capacidade empreendedora, capacidade de adaptação e flexibilidade, persuasão e negociação, cultura da qualidade, criatividade e comunicação, liderança, iniciativa e dinamismo.
É necessário focar nas pessoas em conjunto com os interesses da organização, não adianta dar ênfase aos funcionários e esquecer os objetivos da empresa, e também não adianta o profissional de Recursos Humanos querer apenas a lucratividade para a empresa e esquecer dos colaboradores.O profissional de RH faz a ponte entre a empresa e os funcionários (ABRH-BA).
2.2 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
“O modelo tradicional de gestão de recursos humanos configura uma gerência burocrática e conservadora que não busca proximidade com seus subordinados, não busca ouvi-los, discutir o seu trabalho e não sabe lidar com a competência de cada um”. (ORLICKAS, 1998, p. 10).
Devido aos avanços nas últimas décadas, as organizações tem buscado novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o atendimento das necessidades dos clientes.
Vivemos na sociedade do conhecimento, onde o talento humano e suas capacidades são fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado.
A gestão de pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, o Capital Humano, que são as pessoas que a compõe. Cabe à área de Gestão de Pessoas a função de humanizar as empresas. Compete ao Departamento de Recursos Humanos promover, planejar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas relacionadas à seleção, orientação, avaliação de desempenho funcional e comportamental, capacitação, qualificação, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal da instituição num todo, a preservação da saúde e da segurança no ambiente de trabalho.
2.2.1 Tendências na Gestão de Recursos Humanos
Para atender as mudanças exigidas nas empresas e as expectativas das pessoas, em relação a elas, surge as tendências na área de gestão de pessoas. Entre elas:
O profissional de Recursos Humanos assume papel estratégico nas organizações, contribuindo com a construção e implementação das esratégias corporativas de longo prazo.
Assumir um papel de facilitador de mudanças, prepara o ambiente para implementação de novas tecnologias e ferramentas de trabalho.
Acompanhar continuamente o desenvolvimento organizacional.
Trabalhar cada vez mais alinhando as competências aos resultados organizacionais. A Gestão por competências é uma opção para formar equipes motivadas, com foco em resultados e alto desempenho.
Promover às pessoas um ambiente favorável ao autodesenvolvimento como garantia a empregabilidade.
RH como Consultor Interno, assessorando os gestores na prática de gerir pessoas. A carreira do Consultor Interno requer automotivação constante, estudo, educação, treino e prática, flexibilidade para lidar com pessoas, idoneidade e confiança para conquistar o cliente.
Fonte: (MÔNICA AVAREZ).
2.2.1.1
...