Direito Tributario, adm Financeira
Por: 07051980 • 13/5/2016 • Relatório de pesquisa • 2.028 Palavras (9 Páginas) • 288 Visualizações
Plano de comunicação é forma de alcançar um público alvo usando canais de comunicação de marketing como publicidade, relações públicas, experiência ou correio direto. Plano de comunicação serve como guia para a comunicação e os esforços de patrocínio durante o tempo de projeto. É documento ativo que sempre se atualiza conforme o publico se altera.
A aplicação adequada de tecnologia de informação no mundo corporativo é vital para o sucesso de todo empreendimento, visto que propicia ganhos de produtividade decorrentes da redução de custos operacionais, da eliminação de retrabalhos e de funções sem valore da agilidade e precisão das tomadas de decisão.
Para que tudo funcione de modo adequado e com eficácia, a comunicação é determinante. É importante, para o gerente de projetos, ter domínio total do processo de comunicação, começando pelo modelo básico e bastante conhecido dos aspectos que influenciam na efetividade da comunicação (emissor, mensagem, canal, receptor e feedback).
Ha também o plano de riscos que é um método que objetiva organizar os funcionários e propriedades da empresa de modo que sejam minimizadas ao máximo as chances de riscos de prejuízo de qualquer tipo. Ele serve para gerenciar os riscos e colocar em suas ordens. É uma das etapas mais importantes.
O Plano de Gerência de Riscos descreve como a identificação, a análise qualitativa e quantitativa, o planejamento de respostas, a monitoração e o controle do risco será estruturado e realizado ao longo do ciclo de vida do projeto.
O Plano de Gerência de Riscos deve conter:
Metodologia que define as abordagens, ferramentas e fontes de dados que serão utilizados para executar o plano de gerenciamento de riscos em um projeto.
Funções e responsabilidades que define o líder, suporte e os membros da equipe de Gerência de Riscos para cada tipo de ação descrita no plano.
Sincronismo é a freqüência de execução do processo durante o ciclo de vida do projeto.
Orçamento estabelece os custos e valores para a gerência de riscos do projeto.
O plano de comunicação é uma das ferramentas base para o trabalho de assessoria de imprensa. Nele a agência de comunicação estabelece qual o caminho que a comunicação organizacional irá percorrer, por meio de analises e estudos sobre a empresa, e pesquisas sobre o mercado e as tendências.
Para elaborar um plano de comunicação se deve ter conhecimento, habilidade e atitude é importante incluir os seguintes itens:
- Objetivo: o que se pretende agir com tal comunicação;
- Mensagem: o quê e como se pretende divulgar;
- Publico: quem se pretende atingir com a mensagem;
- Estratégia: quais serão as ferramentas de comunicação eficazes para transmitir a mensagem e qual devera ser o momento para isto;
- Avaliação: de que forma a mensagem foi recebida pelo publico, se o alvo atingido foi o definido.
Em alguns casos, é necessário acrescentar neste plano de comunicação o orçamento, que estabelece os custos para cada ação.
Existe também plano de riscos, e para desenvolver um plano de riscos é necessário identificar os riscos que possam vir acontecer; desenvolver uma contramedida para o risco; e ter o controle do risco.
A composição do diagrama de ishikawa considera que os problemas devem ser classificados em seis tipos diferentes de causas, que são: o método, que serve para executar o trabalho; a maquina que pode ser a falta de manutenção ou a operação errada da mesma; a medida que é as decisões sobre o processo; o meio ambiente se o ambiente corporativo tem qualidade ou não; a Mao de obra refere-se ao nível de qualificação do executor do processo; material baixo nível de qualidade da matéria prima usada no processo.
O diagrama auxilia qualitativamente os envolvidos em um processo industrial, de forma que consigam visualizar da melhor maneira possível qual efeito indesejado que esta ocorrendo e quais as possíveis causas do mesmo. È uma das mais importantes ferramentas da qualidade para o meio empresarial, sua facilidade em permitir o agrupamento e a fácil visualização das varias causas de um problema o transformaram numa ferramenta altamente reconhecida por administradores e engenheiros do mundo todo.
CONCLUSÃO
O guia PMBOK significa um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Pode se dizer que o PMBOK tem informações consensuais identificadas por profissionais da área e que se usadas, aumentam relativamente ás chances de sucesso dos projetos.
Desafio da disciplina de Gestão de Projetos
Uma área de conhecimento é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.
Existem nove áreas de conhecimento, são elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.
Analisaremos quatro destas áreas de competência segundo PMBoK.
Área de Conhecimento - Integração
Esta área de conhecimento descreve os processos que integram elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.
Os processos dessa área são:
Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto.
Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto.
Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto.
Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto.
Realizar o Controle Integrado de Mudanças.
Encerrar o Projeto ou Fase.
Área de Conhecimento - Escopo
Esta área descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.
Existem três processos
...