Direitos Humanos
Por: beyoncesilva • 20/9/2015 • Dissertação • 459 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
Os direitos humanos são os direitos que podemos dizer que são iguais a todos os seres humanos, e isso independe de sexo, nacionalidade, cor de raça, etnia, idioma ou religião.
Estão incluídos nos direitos humanos por exemplo, o direito à vida, à liberdade, saúde, alimentação, moradia, lazer, segurança, previdência social o direito ao trabalho e à educação, o direito de ir e vir, entre outros, onde todos nós temos acesso à estes direitos sem nenhuma exceção.
Foram definidas três gerações, que surgiram para definir os momentos em que ocorreram na sociedade. A divisão das gerações foi classificada em: liberdade, que seria a primeira geração; a igualdade, segunda geração e a fraternidade que seria a terceira geração.
Os direitos de primeira geração são os direitos civis e políticos. Assim, por exemplo, o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à liberdade de religião, à participação política, etc.
Os Direitos da segunda geração, são os direitos sociais, econômicos e culturais que são prestados e garantidos pelo Estado, onde estão incluídos o direito à saúde, trabalho, educação, lazer, repouso, habitação, saneamento, greve, livre associação sindical, etc.
Nesta segunda geração como foi dito, está incluído direito à saúde, que é um direito social, a saúde é direito de todos e dever do Estado, é um estado de bem-estar direito a todo ser humano, é um direito fundamental.
Este direito deve ser garantido à todas as pessoas. O direito à saúde foi inserido na Constituição Federal de 1988. Tem por finalidade, O Estado fornecer e prestar serviços a toda a população relacionados à saúde, como por exemplo, O Estado tem que disponibilizar o atendimento médico em hospitais, o fornecimento de medicamentos necessários á população para tratamento, exames médicos, entre outras necessidades da população relacionadas à saúde
Direitos da terceira geração ou direitos de fraternidade: São os direitos coletivos que são garantidos à toda a humanidade. São eles: O direito ao desenvolvimento, à paz, à comunicação, ao meio-ambiente, à conservação do patrimônio histórico e cultural da humanidade, entre outros.
Podemos concluir que, conforme a sociedade evolui, direitos e garantias surgem para permitir que a sociedade tenha alcance à um bem comum, assim, surgem os direitos da sociedade, lembrando que também possui seus deveres, o Estado garante a sociedade que tenham os seus direitos, como os que foram citados, a liberdade, saúde, acesso à educação entre outros, e a sociedade tem seus deveres à serem cumpridos para com Estado. Dessa forma é responsabilidade do Estado, a regulamentação, fiscalização e controle das ações e serviços de saúde.
E MOURA, Elisangela Santos. O direito à saúde na Constituição Federal de 1988 Leia mais: http://jus.com.br/artigos/25309/o-direito-a-saude-na-constituicao-federal-de-1988#ixzz3mEwPteJw. Disponível em:
...