Disciplina: Psicologia do Trabalho – Psicologia Aplicada
Por: erica2615 • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
Curso: Gestão em Recursos Humanos |
Disciplina: Psicologia do Trabalho – Psicologia Aplicada |
Tutor: Wanderli |
Aluno(a): Erica Fernanda Caetano Costa |
RA / RGM: 16351771 |
Polo: Tatuapé |
Ao atender o cliente, uma colega de trabalho se estressou a ponto de jogar computador, teclado e hadset no chão.
A mesma queria ajudar o cliente, porém não tinha ferramentas o suficiente para trabalhar, pediu ajuda ao supervisor, mas o mesmo não foi prestativo para ajudar. A cliente começou a se estressar com a falta de ajuda e a atendente se estressou com a falta de colaboração e suporte do superior e com a falta de ferramenta do sistema.
As causas para o estresse no ambiente de trabalho podem ser muitas: Inadequação de salário, ambiente barulhento ou sujo, longas jornadas, conflito com colegas e superiores, falta de recurso para trabalhar, monotonia, insegurança, falta de prospecção de carreira e etc.
Estas causas podem ser classificadas em: Relacionadas ao conteúdo do trabalho (monotonia, prazos certos) e relacionadas ao contexto do trabalho (pagamentos, carreira, relacionamento com colegas).
Como amenizamos o estresse no ambiente de trabalho¿
Melhores condições no ambiente de trabalho, responsabilidades mais adequadas, maior liberdade para agir e até mesmo elogios pelo trabalho bem feito já ajudam a reduzir o estresse. Para um funcionário só o fato de saber que o que ele está fazendo será analisado, útil e fará alguma diferença, já ajuda a aumentar a autoestima do mesmo e reduzir o estresse do mesmo. Só o fato de ter autoconfiança e não se sentir sempre pressionado já contribui no bem-estar.
Conversas com funcionários sobre os problemas e as definições de responsabilidades diminuem as divergências entre as responsabilidades e as capacidades dos funcionários. E fora do local de trabalho, o incentivo a hobbies também são muito importantes para fornecerem distrações e darem uma sensação de prazer.
Com tudo isso, teremos uma empresa saudável, e uma empresa saudável não seria aquela que todos os funcionários tem a saúde perfeita, mesmo porque seria impossível, uma empresa saudável pode ser aquela que equilibra as necessidades de todos os seus sendo eles: gerentes, diretores, funcionários e consumidores.
Se deve balancear os esforços para encontrar um objetivo em comum entre todos, desta forma os resultados melhoram.
...