Disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais
Por: mat.2015 • 10/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.467 Palavras (6 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE SUMARÉ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
MARIA ALMEIDA
DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE
Disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais
TUTOR EAD Alex Zompero Bezerra
SUMARÉ / SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
Introdução 01
Desenvolvimento 02
Recomendações Finais 06
Referências 07
INTRODUÇÃO
Nesse conteúdo será desenvolvida um Modelo de Estrutura para a Empresa
varejistas de alimentos (Hoterdan - Hipermercado) com atividades no interior de São Paulo/SP.
A abordagem desse conteúdo está diretamente ligada as Disciplinas cursadas no primeiro Bimestre por estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Publicam da Faculdade Anhanguera Educacional, segundo semestre; contribuindo assim, para o conhecimento técnico cientifico dos mesmos dentro da temática abordada.
A Consultoria será realizada de forma clara, honesta e ética, obedecendo todos os padrões e normas, bem como, as diversidades culturais que envolvem todas as partes.
Utilizando uma estratégia de desenvolvimento de competências gerais em todos os níveis e estruturas dentro da Empresa, definindo uma estrutura organizacional, incentivando colaboradores com plano de capacitação buscando melhorar a eficácia, desenvolver lidere e construir equipes de alto desempenho para um resultado positivo no processo estrutural, pessoal e geral da Empresa.
DESENVOLVIMENTO
A BN Consultoria em Gestão Administrativa, através do contrato firmado com a Hoterdan – Hipermercado com atividades no interior de São Paulo/SP busca apresentar soluções para melhorar as operações.
O quadro avaliado na consultoria é de que a empresa não consegue manter os lucros que vem apresentando queda consecutiva nos últimos semestres.
A consultoria realizou durante oito semanas entrevistas com todos colaboradores da empresa, para entregar um relatório com conclusões, indicativos e propostas de melhoras.
Nota-se que a parte gerencial, o planejamento, organizações e controle praticamente não existem, pois, os colaboradores de todos os níveis interferem uns nas atividades de outros demonstrando assim a falta de colaboradores tecnicamente capacitados, ou atuando em áreas diferentes de suas especializações, impactando diretamente e de forma negativa nos resultados financeiros da empresa, impedindo assim a sua expansão.
A partir desta informação serão propostas alterações no atual organograma da empresa, e em seu atual modelo de sua administração, visando primariamente, readequar seu quadro de colaboradores e também a criação de normas e procedimentos administrativos e operacionais, bem como, protocolos embasados em hierarquias e situações.
Um grande destaque é dado por se tratar de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos , passando assim a um Hipermercado, porém, sem um nível de profissionalização eficaz e preciso para acompanhar a evolução do mercado interno, externo, as competições e avanços profissionais, pessoais de cada categoria onde atuam os colaboradores atualmente.
Definição Organizacional
Define uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica
da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos), visando readequar o quadro de colaboradores.
Organograma
Nível Institucional: Presidente e Diretores – se defrontar com o ambiente de tarefas e lida basicamente com as incertezas e coações do seu dia a dia, abordando a empresa em sua totalidade.
Nível Intermediário: Gerentes – faz a intermediação entre ambos os níveis (institucional e operacional), gerenciando o nível operacional com base nas decisões tomadas pelo nível institucional, abordando cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos isoladamente. Responsável por tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental, criando uma articulação interna.
Nível Operacional: Supervisores e especialistas: defronta-se com a tecnologia utilizada pela empresa e lida com a execução de tarefas e operações no seu dia a dia, abordando cada tarefa isoladamente.
Representação Organograma
[pic 2]
Responsabilidades de cada Equipe e função:
- Presidente e Diretores: Responsável por traçar mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas
- Gerentes: Responsável por tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental, criando uma articulação interna.
- Supervisores e especialistas: execução de tarefas e operações
Gerente da Unidade A: responsável por assistir, comunicar, informar e liderar a equipe de: Mercearia, secos e molhados, Padaria, Hortifrutícola, Açougue e Peixaria.
Gerente da Unidade B: responsável por assistir, comunicar, informar e liderar a equipe de: linha Branca/marrom, armarinho e têxtil e segurança.
...