Discursivas macroeconômica
Por: Débora Buabssi • 28/5/2017 • Dissertação • 346 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Macroeconomia – Atividade Discursiva
O papel do governo na estabilização da economia nacional
O estado é de suma importância para a estabilização da economia nacional e possui um grande papel nisso e para que o governo consiga estabilizar a economia regularmente ele fazer o uso de certos fatores para que isso aconteça.
Existe vários fatores indispensáveis para que o estádio consiga manter a economia estável e dentre esses fatores posso destacar algumas das funções do governo tais como.
- A função Distributivas: Cujo objetivo é promover melhorias na distribuição de renda da população de modo a torna-la mais justas e assim diminuir as desigualdades sociais.
- A função Alocativa: Serve para fazer a provisão dos bens pertences do governo para que ele possa nas áreas que mais precisão como a saúde e a educação e assim promover o desenvolvimento econômico.
- A função estabilizadora que tem como objetivo diminuir as oscilações da economia em setores como nível geral de preços e emprego através dos instrumentos fiscais e de crédito orçamentário.
Mais que dessas três funções fundamentais o governo também precisa fazer uso das políticas macroeconômicas para poder estabilizar a economia e dentre elas eu destaco como mais importantes:
- A política de renda: que ter como objetivo promover a justiça social através de iniciativas que buscam melhorar a distribuição de renda no país.
- A política fiscal: Que é responsável pelo controle de gastos e despesas do governo.
- A política comercial: Que é voltada para o setor externo de modo a ajudar a manter o bom funcionamento da economia.
- A política cambial: Que serve para estabilizar a taxa de cambio do país.
- A política monetária: cujo o objetivo é manter o equilíbrio o nível geral de preços do país.
Enfim, existem muitos aspectos que contribuem para a estabilização da economia do país e acredito que se o governo fazer um bom uso de seu recurso e se manter uma boa relação com o mercado já que ele interfere fortemente na economia, ele conseguia manter a estabilização da economia promover não somente o crescimento econômico como também o desenvolvimento econômico do estado.
...