Documentário “A história das coisas”
Por: Lucas Souza • 22/10/2018 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Documentário “A história das coisas”
O documentário “A história das coisas” busca abordar o consumo exagerado de bens materiais, mostrando também o impacto que esse padrão de consumo traz ao meio ambiente.
As causas e consequências ao meio ambiente são expostas desde o início do processo de produção de um produto até o momento em que o mesmo produto comprado torna-se resíduo sendo destinado à aterros de lixo ou incineradores, que também poluem o meio ambiente. Além dos problemas causados ao meio ambiente, os compostos tóxicos liberados na fabricação ou até mesmo na incineração dos produtos também causam problemas de saúde para a população por conta da contaminação da água, solo e atmosfera.
Em relação a natureza, explica-se que a exploração de matéria prima vem prejudicando cada vez mais a saúde humana, tendo em vista o desmatamento, por exemplo, antes era um recurso abundante que com o tempo e o consumismo foi se perdendo cada vez mais, refletindo nas condições climáticas e ambientais.
Hoje em dia os produtos são criados para satisfazer não só a necessidade do consumidor mas também a estética e aceitação por parte da sociedade, trazendo o desejo do consumo, mostrando que o mais novo e mais arrojado se torne mais interessante do que o antigo. Como os produtos afetam a sociedade, também podemos pontuar a separação das classes tendo em vista o produto usado, produtos modernos e mais bonitos requerem um valor maior para conquistar, trazendo status para quem o adquire.
Este padrão de consumo também afeta diretamente o governo, que por sua vez, fica refém das industrias por conta da alta oferta de emprego e retorno de renda para o país. O vídeo cita a força que o setor industrial tem sobre a economia norte-americana, ficando difícil aplicar leis que restringem a produção das mesmas.
O documentário finaliza com a ideia de um novo sistema de consumo baseado na equidade, sustentabilidade, química verde, desperdício nulo, energia renovável, etc. Caso esse novo sistema não seja empregado, possivelmente teremos no futuro uma sociedade carente de matéria prima com grandes problemas ambientais e de saúde.
...