Dossiê café MONTE BIANCO
Por: Horácio Neto • 5/5/2016 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 728 Visualizações
Tarefa: Avalie a atratividade de negócio de marcas próprias.
Utilizando a projeção de produção de cafés de marca própria (tabela 5), estimule lucro e ROE em 2001 e o caixa no final do ano. Baseado na análise destes indicadores, que recomendações você faria a Giacomo Salvetti?
A empresa Cafés Monte Bianco, que está localizada em Milão na Itália, foi criada por Mario Salvetti há mais de 80 anos, a mesma foi passada de pai para filhos. Produtora e distribuidora de cafés de alta qualidade a empresa também investe em marcas próprias, do qual se já salvou a mesma durante três anos de crise.
Mario Salvetti passou todo o seu conhecimento ao filho Ruggero, que por vez também passou para o presidente atual da empresa Giacomo, que a todo anos tira 2 meses para viajar ao exterior, onde visita diversas plantações de café para poder aprender sobre os grãos.
Mesmo com o todo o êxito da empresa, Giacomo queria mais e tinha em mente de que deveria investir muito mais recursos para poder assim superar o sucesso do avô. Para apostar nesta ideia o mesmo convocou uma reunião para poder discutir o futuro da empresa onde estavam todos da equipe de direção.
De início foi acertado um investimento ao longo dos cinco próximos anos em estrutura, que foi uma importante decisão para o sucesso da produção das marcas próprias para duas redes de supermercados italianas. Giacomo não havia aceitado muito bem esta ideia, porém como o mercado esta enfraquecido em 1998 foi que pode – se dizer segurou a empresa com os seus custos fixos.
O maior desafio que a empresa enfrentava era a crescente demanda para a produção de café Premium, já que a mesma tinha uma limitação produtiva. A saída foi investimento de seis bilhões de liras que aumentou de 350.000 quilos ao mês para 500.000 quilos ao mês, 150.000 a mais. Uma nova reunião foi marcada e os mesmos sugeriram que a empresa abandonasse a produção de café Premium e focasse apenas nas marcas próprias. Porém os cafés de alta qualidade eram a “joia da coroa” da Monte Bianco, pois eles eram conhecidos pelo alto padrão de sabor e aroma, além de serem uma forma de abandono a tradição da empresa se os mesmos tivessem a sua produção extinta.
Apesar de Giacomo acolher com mansidão ambos os postos de vista, estava cético, ele precisava de mais informações detalhadas sobre a lucratividade da estratégia de marcas próprias. Não estava aceitando em mudar a estratégia da empresa de forma tão drástica sem entender todo o impacto financeiro que isso faria na companhia. Com o final desta reunião ele recomendou aos executivos que se aprofundassem com fatos e números para uma tomada de decisão mais concreta.
Atualmente com o mercado cada vez mais exigente, produzir e vender não são mais suficientes, existe a necessidade de controlar as finanças para a melhor gestão da empresa. Toda a empresa para progredir em longo prazo necessita ter um objetivo específico, isso tudo facilitará na melhor tomada de decisões da mesma.
...