Caso Cafés Monte Bianco
Por: rayana.menezes • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 846 Palavras (4 Páginas) • 954 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Rayana Cristina de Melo Menezes
Trabalho da disciplina: Contabilidade,
Tutor: Prof. Claudia Basílio
Brasília
2016
CONTABILIDADE
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
A empresa Cafés Monte Bianco, fundada por Mário Salvetti na década de 80, é conhecida pela produção de cafés premium e pela qualidade única do produto. Sob direção da família Salvetti, o sucesso se deu pela capacidade do Sr. Mário, o fundador da empresa em selecionar os melhores grãos que havia encontrado ao longo da sua carreira.
O Sr. Mário trabalhou por décadas em plantações de café, e usou desta experiência para selecionar o melhor grão, e criar seu próprio café. Não demorou muito e os seus produtos já eram conhecidos por toda região de Milão e logo passaram a ser distribuídos por todo continente europeu.
Giacomo Salvetti, o atual presidente da Cafés Monte Bianco, neto do Sr. Mário é quem toma conta dos negócios da empresa, passa grande parte do seu tempo viajando para outras cidades em busca de novas combinações de sabores e testando produtos já existentes no mercado. Giacomo tinha ambição em aumentar ainda mais a capacidade de produção da empresa, queria superar o sucesso do avô, então devido à grande procura por parte dos varejistas para o fornecimento de café, a Cafés Monte Bianco reduziu a presença de café premium em 2001 e passou a produzir cafés de marcas próprias onde passou de uma demanda de 350.000 para 500.000 quilos/mês, com um custo estimado em 6 Bi de liras em 15 anos.
A Cafés Monte Bianco produzia café premium e de marcas próprias, e sabe-se que a produção de marcas próprias salvou a empresa durante 3 anos de crise, porém o Sr. Giacomo, tinha dúvidas quanto ao investimento nesta linha de produção, uma vez que cafés premium eram a essência da empresa e fazia parte da missão do fundador.
Diante desta situação o Comitê Executivo se reuniu para discutir como ficaria o futuro da Monte Bianco e como seria dividido a produção de café. Cada executivo se pronunciou de uma forma, valorizando seus pontos de vista, deixando o presidente frustrado e confuso.
Carla Salvetti afirma que a transição completa para marcas próprias seria a melhor saída, uma vez que este segmento havia salvado a empresa de crises financeiras em anos anteriores, quando se teve uma redução de demanda por este tipo de produto, já para Roberto Bianchi, cafés premium eram a essência da empresa, e acreditava que a transição para marcas próprias iria contra a missão do fundador da empresa.
Perante a contradição de opiniões, Giacomo pediu que cada um apresentasse em uma outra reunião, fatos e números para a sua decisão final sobre mudar a direção estratégica da empresa.
...