EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: Rafaela Mégda • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE ANHANGUERA ROSEIRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Daniele Paiva Ribeiro RA 9929030217
Valdirene Aparecida dos Santos RA 1709113883
Rafaela Mégda Fernandes Santos RA 2851196810
Tutor(a) Linária Souza
Roseira – SP
16 abril de 2015.
Fracasso de empresas no Brasil
No Brasil empreender não é tarefa facíl, pois pesquisas revelam que muitas empresas fecham suas portas nos dois primeiros anos de atividade. Grande parte dessas empresas são micro e pequenas e seu desenpenho é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país.
Podemos identificar vários fatores que podem levar as pequenas e médias Empresas ao fracasso, principais motivos são:
Copiar modelos existentes: É um erro produzir integralmente um modelo de negócios que já está no mercado sem fazer inovações, a curto prazo pode funcionar mas a médio e longo prazo tende a não ter a mesma eficácia.
Não acompanhar a rotina da empresa: Deixar a empresa na mão de terceiros é um risco, pois o empreendedor tem que ser dedicado ao seu negócio para verificar a rotina da fiscalizar o trabalho e resolver problemas.
Descontrole do fluxo de caixa: Muitos empresários perdem no assunto adminisrtação. A empresa deve controlar a saída e entrada de dinheiro.
Falta de divulgação da marca: Não se pode esperar o boca- a-boca para garantir o sucesso da empresa é necessário um bom plano de marketing para se divugar o produto em maior escala.
Resintência a mudanças: Empresários resistentes a mudança fechado á novidades tende a ficar para trás. O consumidor quer novidades e quem não tem essa visão de mercado perde espaço.
Carga tributária: A carga tributária brasileira também impacta profundamente nossas empresas. O Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo e também com uma das mais complexas estruturas de arrecadação de impostos, tanto federais, quanto estaduais e municipais. Ao abrir novos negócios ou diversificar os já existentes, os empreendedores devem ficar atentos aos Impostos.
Essa falta de planejamento atrapalha as empresas a crescerem no nosso país, pois é fundamental estar atento a todos esses pontos.
Plano de Negócios
O plano de negócios é a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para o planejamento do empreendimento. Com ele, é possível identificar os riscos e propor soluções para minimizá-los e até mesmo, evita-los, identificando seus pontos fortes e fracos com relação a concorrência e ao ambiente que se vai atuar. Faz com que a empresa entenda o mercado e as necessidades da clientela, permitindo definir estratégias de marketing e propõe uma analise do desempenho financeiro do negócio.
Elaborar um plano de negócios faz com que o gerenciamento seja mais eficaz, facilitando as tomadas de decisões para que sejam mais acertadas; identifica oportunidades e as transforma em um diferencial competitivo; estabelece uma comunicação eficaz entre a organização e o público.
O empreendedor deverá contar com empresas de assessoria jurídica e contábil, para que esteja muito bem assessorado desde o início de sua empresa, com profissionais que inspirem confiança, recorrendo a estes quando necessário.
Para se montar um plano de negócios, várias etapas devem ser seguidas, várias perguntas devem ser feitas como, por exemplo, qual é o negócio?, aonde se quer chegar?, o que será vendido, ou qual serviço será prestado?, qual será o seu público alvo?, Quais estratégias serão utilizadas?
Um bom plano de negócios deve mostrar claramente a competência da equipe, o potencial do mercado alvo e uma ideia realmente inovadora, culminando em um negócio economicamente viável, com projeções financeiras realistas.
PASSO 3
De acordo com as nossas propostas vamos fazer uma análise dos aspectos favoráveis do Restaurante com o auxílio da ferramenta SWOT que irá retratar duas visões, expondo as forças e fraquezas do ambiente interno e oportunidades e ameaças do ambiente externo, analisando os pontos fortes e fracos, e com isso vamos encontrar oportunidades escondidas na qual Irena esteja preparada para explorar cada uma delas, através do reconhecimento das fraquezas e da má organização.
Análise Swot
FORÇAS (Ambiente Interno) | FRAQUEZAS (Ambiente Interno) |
|
|
OPORTUNIDADES (Ambiente Externo) | AMEAÇAS (Ambiente Externo) |
|
prestação de serviços |
PASSO 4
...