TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO EM TEMPOS DE CRISE

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

Empreendedorismo


Empreendedorismo

SUMÁRIO

INTRODUÇÂO        3

1. EMPREENDEDORISMO EM TEMPOS DE CRISE        4

2. ENTENDENDO A CRISE NO BRASIL        5

3. SUPERANDO A CRISE        6

4. EMPREENDEDORISMO CRESCE NO BRASIL APESAR DA CRISE        7

5. SEBRAE        7

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

BIBLIOGRAFIA        9

INTRODUÇÂO

                

        A crise que atinge atualmente a economia brasileira pode refletir, consequentemente, no empreendedorismo. As quedas recordes nos índices de confiança no Brasil, principalmente nos Índices de Confiança do Consumidor, do Comércio e Serviços, podendo afetar diretamente a produção e a geração de emprego e renda, retraindo o mercado e diminuindo as oportunidades para empreender.

        O empreendedorismo é um tema cada vez mais abordado pelos estudiosos e especialistas pela sua importância dentro de um contexto econômico de um país.

        

        

1. EMPREENDEDORISMO EM TEMPOS DE CRISE

        As nações passam por crises econômicas de tempos em tempos. Mesmo em época de crise, nunca é tarde para empreender, e melhor o desenvolvimento do país, melhorando a qualidade de vida dos profissionais e cidadãos.

        O empreendedor é um ser que busca inovar, procurando algo novo. Sempre buscando novos projetos. Os tempos de crise são complexos e dolorosos para muitas pessoas, mas é fundamental que as pessoas se engajem e procurem novos caminhos, dentro das dificuldades, para poder emergir e alcançar seus objetivos pessoais.

        Desde 2015 o Brasil vem sofrendo com uma crise econômica que se instaurou em diversos setores da economia. Embora o cenário pareça assustador, a verdade é que a crise é, também, uma fonte de oportunidades.

        Quem já possui um negócio pode aproveitar o momento para ajustar o empreendimento para que ele cresça e se fortaleça, e quem quer empreender pode aproveitar o momento para inovar. Neste sentido, inclusive, o brasileiro não tem deixado abater pela crise. Em 2015, a taxa de empreendedorismo brasileiro foi de cerca de 40%, a maior taxa dos últimos 14 anos.

        De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o número de pessoas que começaram a trabalhar por conta própria aumentou cerca de 6% no primeiro trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período de 2015.

        Com isso, o empreendedorismo em tempos de crise é uma possibilidade a ser explorada por quem quer fazer da incerteza um oportunidade.  

                

2. ENTENDENDO A CRISE NO BRASIL

        Para entendermos, quais os motivos que levaram o país a entrar nessa situação, como boas oportunidades de negócios. No ano de 2000, a população brasileira, principalmente das classes C, D e E tiveram um aumento do poder de consumo. Com isso, houve um aumento gradativamente do salário mínimo, e ampliando determinadas políticas sociais.

        A população brasileira passou a ter mais dinheiro em suas mãos, possibilitando a gastar mais, buscando ter uma qualidade de vida melhor.   A indústria passou a produzir mais, a contratar mais e a gerar um ciclo aparentemente virtuoso para a economia.

        Também houve um aumento de crédito, possibilitando a população, a entrar em dívidas, como em cartões de créditos, crediários e outros.

        A falta de investimento para criar uma estrutura mais sólida para a economia faz com que toda essa tendência de consumo tenha um prazo de validades, levando o aumento de moeda circulante no mercado e, portanto, ao aumento da inflação ao longo dos anos.

        A crise não é apenas econômica, como também está na classe política. A reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014 causou as primeiras rupturas políticas no país, oferecendo pouco apoio político ao Executivo. Com derrotas importantes no governo, comprometendo a governabilidade e o ajuste fiscal.

        Houve uma investigação, chamada de Operação Lava Jato, cujo principal foco era os esquemas de propinas realizados por políticos e empresários na Petrobras, tendo um rombo estimado de mais de R$ 80 bilhões. Grande parte eram políticos aliados ao governo, trazendo uma sensação de desconfiança para a sociedade.

        Ouve um grande aumento do dólar, motivado pela queda da bolsa chinesa, sendo o mais populoso do mundo anunciou desaceleração no crescimento, gerando efeitos que ressoaram o Brasil, já que a China é uma grande importadora de produtos brasileiros de muitos outros países.

3. SUPERANDO A CRISE

         De tanto ser repetida, a palavra crise se desgastou, mas na atual crise do país, não tem como fugir do assunto. A questão é saber lidar com as dificuldades. Procurando soluções adequadas paras resolvê-las.        Surgindo novos empreendedores, segundo Guilherme Afif Domingos, Presidente do Sebrae Nacional.

        Em época de grandes crises econômicas, de guerras, surgiram grandes empreendedores. É nesses momentos que o potencial empreendedor tem a oportunidade de seguir o sonho de ter o seu próprio negócio. (DOMINGOS, 2016)

        Ele acredita que em qualquer tempo é possível buscar oportunidades de ser um empreendedor, mesmo no momento das dificuldades aos créditos para pequenos negócios. Apesar do desemprego crescente, são as micro e pequenas empresas que continuam garantindo empregos no país.

4. EMPREENDEDORISMO CRESCE NO BRASIL APESAR DA CRISE

        O empreendedorismo cresce no Brasil mesmo diante da atual crise financeira e da falta de investimentos por parte dos empresários, que costumam agir com maior cautela quando as perspectivas do mercado são desfavoráveis para o aumento da produção e a busca por parcerias comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com