ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO. MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA. EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. MODELO DE NEGÓCIOS E ESTRATÉGIA.
Por: valine • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.129 Palavras (21 Páginas) • 425 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Teorias da Administração[pic 1]
CAMILA STEFANI FERREIRA DOS SANTOS 6059009906
EVANDRO SELAJA RODAS 4997021796
ODAIR CARDOZO 6059010390
PEDRO HENRIQUE DA SILVA AMORIM 6059010422
SERGIO HENRIQUE VILHALVA DO NASCIMENTO 6017378595
ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO. MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA. EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. MODELO DE NEGÓCIOS E ESTRATÉGIA.
Prof. Júlio Fernandes
Campo Grande – MS
Novembro de 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo ajudar a implantar na padaria Q pão, novos conceitos de administração e um modelo de gestão de qualidade. A padaria encontra-se em situação de quase falência, o proprietário se vê sem saída, pois não tem mais controle do negocio.
Para se chegar a um consenso de um modelo exato para organizar a empresa, precisamos entender o que é a administração, como se deu sua evolução e as diversas teorias apresentadas por diversos autores.
A administração é uma ciência que proporciona a organização de uma empresa, sem esse conceito é impossível alocar os recursos para produção e obter sucesso empresarial.
Chiavenato ressalta que a administração “nos dias de hoje figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial”.
O autor demonstra que a moderna administração não tem fronteiras, onde a ideia central é de que as organizações modernas a utilizam como ferramenta ou instrumento para gerar resultados e produzir o desenvolvimento.
Com essa ideia principal, a administração se desdobra em varias linhas de pensamentos que são próprias para cada tipo de organização, no caso da padaria Q pão se faz necessário uma mudança organizacional com reformulação financeira, estrutural e funcional, destacaremos os pontos detalhadamente no decorrer da pesquisa a seguir.
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO. DA REVOLUÇÃO URBANA À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
- ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS.
A palavra administração tem origem no latim administratione, que tem por significado gerencia e direção. Chiavenato descreve “administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia por intermédio de um arranjo convergente”.
A administração surgiu pela necessidade de administrar adequadamente as organizações e com isso, surgiu a Teoria Geral da Administração (TGA), que é um meio de por em ação as teorias a respeito das organizações. Essa teoria da administração teve seu desenvolvimento no decorrer do século passado através do crescimento proporcionou uma transformação das invenções cientificas em produtos e serviços ao alcance da população, provocando um aumento espetacular da qualidade de vida das pessoas.
Tudo isso se deve a formação de uma organização estruturada e dirigido pela administração, por isso “é tida hoje como uma ciência universal, necessária não só para administradores, mas para todas as áreas do conhecimento humano e cientifico”. (Chiavenato).
- ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Geral da Administração é formada por um conjunto de termos, dentre eles as Escolas de Administração que segundo Maximiano “é a linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque, escolheram o mesmo aspecto especifico para analisar, ou adotaram o mesmo raciocínio”.
Partindo deste principio, a Escola clássica que foi criada na transição do século XX, tem como principais integrantes; Frederick W. Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max weber. Maximiano ensina “os clássicos fizeram as primeiras experiências criaram as primeiras soluções e escreveram as primeiras ideias. Uma de suas preocupações, provavelmente a principal era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a revolução Industrial”.
Essa escola esta divida em: A administração Cientifica, Teoria clássica da Administração e Teoria da Burocracia.
A administração Cientifica, teve seu inicio no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado como o fundador da moderna TGA. Teve alguns seguidores, entre eles, Frank e Lilian Gilberth, Henry Gantt, Hugo Munsterberg e Henry Ford.
Sua preocupação inicial foi em fazer uma tentativa de acabar com a sombra do desperdício e das perdas da indústria americana e aumentar o nível de produtividade através do método e técnica da engenharia industrial. Seus quatro principais princípios são: Principio do Planejamento; Principio do preparo; Principio da execução; Principio do Controle e principio da Exceção. Logo após essa teoria de Taylor ganhou um excelente aliado na pratica da administração e dos princípios de produção em massa, foi Henry Ford quem proporcionou inúmeros avanços que ate nos dias de hoje sobrevivem na esfera da administração. Suas principais ideias são a eficiência do processo produtivo, produtos, peças e trabalhadores padronizados.
A teoria de Taylor foi enriquecida com a ênfase na estrutura, advinda da teoria anatômica de Henry Fayol, que foi um engenheiro francês idealizador da teoria da abordagem anatômica e estrutural da empresa. Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, isto é, a síntese dos diferentes, órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Os principais enfoques da escola clássica são: a adoção dos princípios gerais de administração como receituário para o administrador; administração como processo; com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa; ênfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar; ênfase na organização formal da empresa; definição das funções básicas da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal e diretrizes sobre como administrar.
...