ESTAGIO I
Por: Cristiane14 • 6/11/2015 • Relatório de pesquisa • 869 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1]
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Relatório de Estágio Supervisionado I
IDENTIFICAÇÃO DE ESTAGIÁRIO | |
Nome: | RA: |
Polo: Passo Fundo | |
Período de Estágio: 04/09/2014 a 26/09/2014 | Ano Letivo: 2014 |
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA |
Empresa concedente: |
Setor de realização do Estágio Supervisionado obrigatório: Administração Geral |
INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA: |
Comercializa toda a linha do segmento de materiais de construção, desde material bruto até acabamentos, incluindo areia, cimento, madeira, revestimentos cerâmicos, porcelanatos, metais sanitários, tintas e acessórios. Enquadrada como Microempresa, conta hoje com 10 colaboradores, nos setores de venda, contas a pagar, contas a receber, cobrança, depósito e entrega de mercadorias. A empresa conta com um espaço físico total de 2.000 m², sendo 250m² de área construída destinada à loja e 1750m² destinados ao estoque, carga e descarga. A empresa busca oferecer aos funcionários boas condições de trabalho e subsídios para que tenham condições de satisfazer as necessidades e satisfação dos clientes. Preocupa-se também com a maximização dos lucros e com sua permanência no mercado. Tendo em vista a carência de informações para o gerenciamento, o estágio foi focado na parte burocrática da empresa, preocupando-se em levantar dados de todo o funcionamento, desde controle de estoque, financeiro, custos e lucratividade.
“Ser a melhor loja de materiais de construção da cidade, buscando atender as expectativas dos nossos clientes, colaboradores, fornecedores, publico em geral. Ser reconhecida pelos nossos valores, pela excelência no atendimento, no preço e na variedade de produtos.”
“Ser referência na cidade pela excelência no atendimento.”
Por ser uma empresa de pequeno porte, é bastante versátil e prática, podendo prestar aos clientes um atendimento diferenciado, rápido e com pouca burocracia. A empresa possui deficiências no controle interno, entrada, saídas e fluxo de caixa. Outro fator relevante, é que devido a diversidade de produtos que a empresa possui, o espaço físico da loja tornou-se pequeno, dificultando a disposição das mercadorias.
A empresa possui uma boa localização, situada em uma das principais avenidas da cidade e possui estacionamento próprio de fácil acesso. A inadimplência dificulta a venda a prazo, e o comércio em um geral não possui respaldo jurídico que garanta o recebimento de inadimplentes.
[pic 2] |
PLANO DE AÇÃO: |
Foi detectado que a empresa apresenta dificuldade no gerenciamento de aprovação de cadastro, contas a receber e controle de inadimplentes, conforme relato abaixo: Cadastro: Atualmente a empresa dispõe de um software instalado, porém utiliza parcialmente. O cadastro é feito no sistema, porém somente é usado para a emissão de pedidos, não estando interligado com contas a receber e cobrança. Contas a Receber e Controle de Inadimplência: As vendas a prazo são efetuadas com cheques pré-datados, cartões de crédito e boletos bancários, embora tendo disponibilidade no sistema, o controle é feito de forma manual, através de fichários arquivados em ordem alfabética. Desta forma, se houver um atraso no pagamento, não se tem uma informação imediata. Atualmente o controle é feito de forma manual, método que além de mais trabalhoso, não gera informações imediatas, dificultando o gerenciamento da inadimplência de cada cliente em particular e de todo o processo de venda a prazo. Tendo em vista o crescimento da empresa, faz-se necessário um controle mais rigoroso das informações. Com o aumento do numero de clientes, sente-se a necessidade de melhorar o gerenciamento das informações de forma integral, no que tange todo o processo de venda. Propõe-se então melhorias no atual sistema de informações financeiros da empresa a fim de fornecer formas mais precisas, imediatas e práticas de gerenciamento que melhorem a qualidade das informações, para poder fazer a analise do potencial dos clientes, dando limite de crédito proporcional, baseado nos dados cadastrais, bem como o acompanhamento da pontualidade dos pagamentos, também através de boletos baixados diariamente de um sistema vinculado entre o banco e a empresa. O objetivo, além do gerenciamento das informações, tem como finalidade maximizar o lucro da empresa, ter suporte na tomada de decisões; mensurar o potencial dos clientes na analise de crédito; fornecimento de informações mais rápidas e precisas; diminuir os custos visando mais competitividade junto ao mercado; otimizar os lucros da empresa; obter vantagem competitiva em comparação aos concorrentes sob o ponto de vista dos clientes. O alcance deve ser a todos os setores internos, visando benefícios para a empresa, colaboradores, clientes e fornecedores. |
...