ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO EM FOCO NOS RECURSOS HUMANOS
Por: Eli41563621 • 21/4/2015 • Artigo • 8.593 Palavras (35 Páginas) • 159 Visualizações
ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO EM FOCO NOS RECURSOS HUMANOS.
RESUMO
Este artigo acadêmico demonstra a relação entre as políticas e estratégias da Empresa Ticket S. A. bem como suas práticas políticas de gestão de pessoas. Fora realizado um estudo de caso, e também entrevista com os gestores da Empresa. A análise dos dados coletados no estudo de caso foi elaborada com base nos conceitos de modelos de gestão de pessoas, estratégia organizacional, gestão estratégica das pessoas, gestão por competências e estudo de caso. Através da pesquisa, conclui-se que a Ticket S.A. possui um espírito empreendedor que resulta no desenvolvimento e exploração de novos mercados, o que se constata através de sua linha de produtos, que possui serviços diferenciados e completos. Fica evidenciada a importância que o capital humano representa para a Empresa, por conta da visão obtida para com seus colaboradores, detentores das condições intelectuais para mover a Organização.
PALAVRAS CHAVE: Estratégia Organizacional; políticas de gestão de pessoas; gestão por competência.
INTRODUÇÃO
O tema central do presente artigo trata da relação entre as políticas e estratégias da empresa pesquisada e as práticas e políticas de gestão de pessoas nessa empresa.
Nesse sentido apresenta-se um estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental e entrevista com gestores da empresa A Ticket, atua no segmento de benefícios para o trabalhador e gestão de despesas. Líder histórica do mercado de refeição-convênio com o Ticket Restaurante, a Ticket ampliou seu leque de atuação ao longo de seus 36 anos de história, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car., Ticket Transporte, Ticket Parceiro e Ticket Cultura, situada no Município de Barueri – SP na Alameda Tocantins 125, no bairro de Alphaville, sob o número de inscrição 47.866.934.0001/74. Esse procedimento de pesquisa permite que seja respondida a seguinte pergunta relacionada ao tema central: Qual a relação entre as políticas e estratégias da empresa pesquisada e as práticas e políticas de gestão de pessoas nessa empresa? Esta questão tem desdobramentos importantes, pois permite investigar as políticas da empresa e suas estratégias de atuação, bem como as práticas e políticas da área de gestão de pessoas e os processos que a compõem, considerando para tanto a relação existente entre o processo de definição de estratégias da organização e a participação da área de gestão de pessoas neste processo.
Com base na pergunta central foram definidos os objetivos desse trabalho, sendo o objetivo geral, explicar a relação entre as políticas e estratégias da empresa pesquisada e as práticas e políticas de gestão de pessoas nessa empresa.
Para que sejam demonstradas as etapas a serem cumpridas e, a fim de que o objetivo geral seja cumprido, os objetivos específicos delimitam-se em apresentar as políticas e estratégias de atuação da empresa; descrever as práticas e políticas de gestão de pessoas existentes; e compreender como se dá a relação entre as políticas e estratégias da empresa pesquisada e as práticas e políticas de gestão de pessoas nessa empresa.
A análise dos dados coletados no estudo de caso é elaborada com base nos seguintes conceitos: modelos de gestão das organizações, modelos de gestão de pessoas, estratégia organizacional, gestão estratégica de pessoas, gestão por competências e estudo de caso.
Este estudo tem como objetivo explicar a importância do papel de gestor de Recursos Humanos dentro da organização, para tanto o setor tem que ser parte integrante do negócio. Participar das decisões estratégicas da organização, saber aonde a empresa quer chegar e juntamente com os demais gestores traçar os objetivos a serem alcançados. O grande desafio do setor de Recursos Humanos é alinhar as estratégias da organização com atividades corriqueiras, e valorizar o seu principal ativo, o capital humano.
É inegável a importância que o capital humano representa para as organizações, principalmente nos dias de hoje, uma vez que ele é o verdadeiro detentor das condições intelectuais que movem as organizações. As empresas devem buscar desenvolver seus colaboradores, traçar um plano de carreira para o melhor aproveitamento do potencial dos indivíduos e facilitar o processo de comunicação interna, por isso a importância de setor de Recursos Humanos, aliado a estratégia organizacional.
Este estudo é uma ferramenta importante para o conhecimento teórico e o que se vê na pratica das empresas, para evidenciar, se é possível uma gestão estratégica com o envolvimento de todos os setores da organização, principalmente os Recursos Humanos.
O artigo se estrutura em quatro capítulos, a saber: capítulo 1 – Revisão bibliográfica, quando são apresentados os conceitos que embasam a pesquisa; capítulo 2 – Metodologia, onde é apresentado o procedimento metodológico, caracterizado o objeto de estudo e apresentada a forma de análise dos dados coletados. No capítulo 3 – Resultados e discussão são apresentados e discutidos os aspectos levantados no estudo de caso sobre o processo estratégico da empresa e sua relação com o modelo de gestão de pessoas, com uma análise feita à luz dos conceitos de modelos de gestão das organizações, modelos de gestão de pessoas, estratégia organizacional, gestão estratégica de pessoas, gestão por competências e estudo de caso. Finalmente, o capítulo 4 – Conclusão, no qual é retomada e respondida a questão de pesquisa e, também são indicadas limitações do estudo, além de possíveis novas práticas e políticas de gestão de pessoas de acordo com a realidade da empresa pesquisada.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Considerando o tema do estudo de caso em questão – a relação entre as políticas e estratégias da empresa pesquisada e as práticas e políticas de gestão de pessoas nessa empresa foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os seguintes temas: modelos de gestão das organizações, modelos de gestão de pessoas, estratégia organizacional; gestão estratégica de pessoas; gestão por competências e estudo de caso. Essa pesquisa embasou a construção de um quadro teórico que possibilita a análise da realidade da organização pesquisada. Dessa forma, foi realizada uma busca nos bancos de dados de artigos científicos da Scientific Electronic Library Online (Scielo), da Biblioteca da unidade escolar da Universidade Metodista, em livros, e em outros bancos de dados (como vídeo, palestras). Nessas fontes, foram procuradas informações relacionadas aos temas acima apresentados, publicados a partir de 2005, chegando-se assim à revisão bibliográfica apresentada a seguir.
...