ESTUDO DE CASO
Por: Alexandre Storti • 28/10/2018 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 117 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR SUPERVISIONADO II
Alexandre Storti
Gustavo Ayres
Gustavo Mendes Correa
Isabela Martins da Silva – 726299
ESTUDO DE CASO
Escolhemos como estudo de caso a seguinte notícia: “Empresas adotam inteligência artificial para ganhos de produção”, publicada na folha de São Paulo no dia 21 de julho de 2017, disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/07/1899604-empresas-adotam-inteligencia-artificial-para-ganhos-de-producao.shtml>. Acreditamos que esse caso consegue ser muito bem relacionado com as disciplinas cursadas no 5º Semestre, de Gestão estratégica e de Comportamento Organizacional.
Considerando os objetivos de ambas disciplinas segundo plano de ensino são:
Comportamento Organizacional: “Desenvolver nos alunos a sensibilidade para compreender as relações que se estabelecem no interior das organizações, entre indivíduos e grupos/organização, e conhecer os fatores determinantes de como as referidas relações acontecem na dinâmica organizacional”.
Gestão Estratégica: “Apresentar a metodologia de planejamento estratégico que vai desde os processos de análise externa - macroambiente, a indústria e a concorrência - bem como da análise interna, para a criação de estratégias competitivas. Dar conhecimento de modelos de referência para a criação de vantagens competitivas sustentáveis ao longo do processo de formulação de um plano estratégico. Promover o entendimento sobre os processos de diversificação e de internacionalização das empresas e dos determinantes do sucesso destes processos. Preparar o aluno para avaliar a estratégia de uma empresa e a base de recursos que ela possui”.
Vimos um grande potencial na matéria apresentada acima Felipe Oliveira, escritor da publicação, começa citando alguns casos de onde a IA (Inteligência Artificial) já está sendo utilizada em empresas no Brasil. Temos o exemplo da Kraft Heinz, que utilizou a Seleção Artificial em um de seus processos de Recrutamento para Trainee, também é apresentado o caso de escritórios de advocacia que utilizam a IA para confeccionar documentos como petições e contratos de maneira simples, assim liberando tempo dos advogados para as tarefas mais complexas e vemos o caso onde o Watson (IA da IBM) será utilizado para definir quais tratamentos podem ser utilizados para pacientes que possuem tumores.
A inteligência artificial pode ser aplicada em diferentes áreas de negócios e em qualquer tipo de organização. Da mesma forma que revela uma série de dados ignorados por gestores, a tecnologia é fundamental para que eles sejam utilizados em estratégias de negócios. Ao analisar informações de bancos de dados, esses softwares podem projetar cenários e consequências que decisões podem gerar. Com base em estatísticas e identificação de perfis e comportamentos, os novos sistemas gerenciais chegam a antecipar ações de usuários e fornecer-lhes informações antes mesmo que as solicitem.
Os novos sistemas são chamados ERPs Inteligentes por conta da capacidade de aprender ao identificar padrões de comportamento, o que faz sua produtividade crescer à medida que são usados.
Um dos grandes impactos da IA tem a ver com o redirecionamento da mão de obra empregada em atividades repetitivas para funções de maior valor agregado, pois essa tecnologia passará a realizar tarefas manuais e que exigem menos raciocínio.
A IA também poderá liberar tempo ao gerenciar os longos processos de ambientação dos recém-contratados. Também poderá ocorrer o surgimento do gerente de IA, o qual poderá atuar para aperfeiçoar a implantação e a gestão da Inteligência Artificial dentro das empresas.
...